Ao todo, 23 cidades capixabas participaram do relatório Panorama da Transformação Digital Municipal do Brasil 2022, divulgado no mês de maio. Dentre os 23, cinco municípios tiveram desempenho e notas maiores na pesquisa, que foram Vila Velha, Jerônimo Monteiro, Colatina, Ibitirama e Linhares.
O Panorama tem o objetivo de auxiliar gestores públicos municipais na realização de um autodiagnóstico relativo às boas práticas de transformação digital no setor público municipal. A pesquisa é feita por meio da plataforma Gove Digital, que contou com o incentivo do ES em Ação para que municípios do Estado participassem do Diagnóstico.
O diagnóstico é feito com base em seis pilares de avaliação: Capacidade Institucional; Dados; Foco no Usuário; Pessoas e Competências; Infraestrutura e Serviços Digitais.
“O Diagnóstico tem 39 itens e estão distribuídos em seis pilares. Dos 39 itens, os municípios capixabas tiveram um desempenho maior em 23 deles, maior do que a média nacional e os outros 16 tiveram um desempenho inferior. Quando olhamos os seis pilares, em cinco, as cidades do Espírito Santo tiveram um desempenho médio maior. E no pilar ´foco no usuário´, teve desempenho médio menor.”, disse o diretor de Relacionamento e Expansão da Gove, Breno Coelho.
Pontos de destaque
De acordo com Breno Coelho, a maior diferença positiva entre os municípios capixabas e a média dos municípios brasileiros é o item Especialista em Segurança.
O item Especialista em Segurança, avalia se o município tem algum profissional capacitado para lidar com questões de segurança cibernética e proteção de dados.
“Esse é o item que mais se destacou. E na sequência, o segundo e o terceiro, são duas legislações: Lei Geral de Proteção de Dados e de Lei de Acesso à Informação. Então, mostra que os municípios capixabas estão mais preparados para as temáticas de transformação digital”, explicou o diretor da Gove.
Principal desafio para os municípios do ES
“O que apresentou maior desafio, quando analisamos o cenário Espírito Santo e Brasil, onde tem maior disposição do lado oposto, é que municípios capixabas estão mais abaixo no pilar de Serviços Digitais. Isso significa, principalmente, conseguir ter uma plataforma única de serviço. Eles terem esses serviços prontos para serem utilizados e solicitados por meio de dispositivo móvel. Por exemplo, notificação eletrônica para que os cidadãos possam conseguir acompanhar suas solicitações relacionadas aos serviços públicos”, exemplificou Coelho.
Panorama da Transformação Digital
A Gove Digital trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. Buscando consolidar, organizar e disponibilizar dados e informações necessárias para que governos tomem as melhores decisões, impactando positivamente a vida dos cidadãos.
Para acessar o relatório Panorama da Transformação Digital Municipal do Brasil 2022, faça o download gratuito aqui. (https://es-acao.org.br/wp-content/uploads/2022/05/PanoramaTransforma%C3%A7%C3%A3oDigital_V3a.pdf)