5 municípios se destacam em transformação digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ao todo, 23 cidades capixabas participaram do relatório Panorama da Transformação Digital Municipal do Brasil 2022, divulgado no mês de maio. Dentre os 23, cinco municípios tiveram desempenho e notas maiores na pesquisa, que foram Vila Velha, Jerônimo Monteiro, Colatina, Ibitirama e Linhares.

O Panorama tem o objetivo de auxiliar gestores públicos municipais na realização de um autodiagnóstico relativo às boas práticas de transformação digital no setor público municipal. A pesquisa é feita por meio da plataforma Gove Digital, que contou com o incentivo do ES em Ação para que municípios do Estado participassem do Diagnóstico.

O diagnóstico é feito com base em seis pilares de avaliação: Capacidade Institucional; Dados; Foco no Usuário; Pessoas e Competências; Infraestrutura e Serviços Digitais.

“O Diagnóstico tem 39 itens e estão distribuídos em seis pilares. Dos 39 itens, os municípios capixabas tiveram um desempenho maior em 23 deles, maior do que a média nacional e os outros 16 tiveram um desempenho inferior. Quando olhamos os seis pilares, em cinco, as cidades do Espírito Santo tiveram um desempenho médio maior. E no pilar ´foco no usuário´, teve desempenho médio menor.”, disse o diretor de Relacionamento e Expansão da Gove, Breno Coelho.

Pontos de destaque

De acordo com Breno Coelho, a maior diferença positiva entre os municípios capixabas e a média dos municípios brasileiros é o item Especialista em Segurança.

O item Especialista em Segurança, avalia se o município tem algum profissional capacitado para lidar com questões de segurança cibernética e proteção de dados.

“Esse é o item que mais se destacou. E na sequência, o segundo e o terceiro, são duas legislações: Lei Geral de Proteção de Dados e de Lei de Acesso à Informação. Então, mostra que os municípios capixabas estão mais preparados para as temáticas de transformação digital”, explicou o diretor da Gove.

Principal desafio para os municípios do ES

“O que apresentou maior desafio, quando analisamos o cenário Espírito Santo e Brasil, onde tem maior disposição do lado oposto, é que municípios capixabas estão mais abaixo no pilar de Serviços Digitais. Isso significa, principalmente, conseguir ter uma plataforma única de serviço. Eles terem esses serviços prontos para serem utilizados e solicitados por meio de dispositivo móvel. Por exemplo, notificação eletrônica para que os cidadãos possam conseguir acompanhar suas solicitações relacionadas aos serviços públicos”, exemplificou Coelho.

Panorama da Transformação Digital

A Gove Digital trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. Buscando consolidar, organizar e disponibilizar dados e informações necessárias para que governos tomem as melhores decisões, impactando positivamente a vida dos cidadãos.

Para acessar o relatório Panorama da Transformação Digital Municipal do Brasil 2022, faça o download gratuito aqui. (https://es-acao.org.br/wp-content/uploads/2022/05/PanoramaTransforma%C3%A7%C3%A3oDigital_V3a.pdf)