O idealizador do programa Educar pra Valer e ex-prefeito da cidade cearense de Sobral, Veveu Arruda e o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner participaram do lançamento do programa que busca fortalecer a educação do município de Nova Venécia. O evento aconteceu na última terça-feira (3), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores da cidade.
Na ocasião, a prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou o Protocolo de Intenções com a Associação Bem Comum para receber apoio na implementação de boas práticas na gestão pedagógica do município. A cerimônia contou com a presença de diretores de escolas, professores e profissionais da área.
“Este é um momento histórico conquistado pela educação de Nova Venécia. De todos os desafios encontrados pela Secretaria, a alfabetização demandava ações diferenciadas e essa é justamente a finalidade da parceria que estamos oficializando aqui: colaboração e assessoria técnica à equipe da Seme e formação de professores, supervisores e diretores escolares durante quatro anos sem custos para o município implementar estratégias com resultados comprovados”, disse a secretária municipal de Educação de Nova Venécia, Wanessa Zavarese Sechim.
Segundo a secretária, como resultado do trabalho na rede municipal é almejado consolidar o aprendizado da alfabetização até os 7 anos de idade, melhorar o fluxo escolar, elevar o percentual de alunos no nível adequado em língua portuguesa e matemática, de acordo com o parâmetro da Prova Brasil e superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) previstas pelo Ministério da Educação, por meio do Plano de Ação da Seme e do Plano de Ação das escolas.
“Nova Venécia escolheu o melhor local para assumir uma responsabilidade dessa magnitude: a Câmara de Vereadores, a casa do povo. Alfabetizar na idade certa é uma responsabilidade de todos. Foi mais uma dentre tantas decisões acertadas pelo município”, afirmou o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner.
O idealizador do programa Educar pra Valer, Veveu Arruda sensibilizou os presentes ao pedir que imaginassem uma criança de seu convívio atualmente e que, posteriormente, pensassem essa mesma criança num contexto futuro.
“O que eu quero dizer com isso é sobre responsabilidade. Um itinerário formativo dessa criança-pessoa depende das autoridades que estão nesta sala. Se o percurso de vida da próxima geração será qualificado ou não, está nas mãos dos aqui presentes”, acrescentou Arruda.
Acordos assinados
Esse é o segundo pacto assinado pelo município objetivando o fortalecimento da alfabetização: o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) por meio da Lei nº 10.631, de 29 de março de 2017, o qual estado e município executam em regime de colaboração.
Educar pra Valer
O Educar pra Valer surgiu em 2018, com a ideia de oferecer boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e suas escolas no avanço da aprendizagem. O programa é liderado por Veveu Arruda, que foi prefeito de Sobral, e reúne diversas experiências que deram certo no município para apoiar outras regiões e realidades Brasil afora.
José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, mais conhecido como Veveu, é um professor, advogado e político brasileiro. Foi prefeito de Sobral de 2011 até 2016.