Professores relatam experiências com o tempo integral

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Depois de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz, agora foi a vez dos professores da Serra participarem da 2ª Onda na Formação Inicial das Equipes Escolares do ensino de tempo integral, ministrada pelos consultores educacionais do ES em Ação. A capacitação ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril, no auditório da Escola Municipal Manoel Carlos de Miranda, na Serra, e eles contaram o que estão aprendendo na prática.

“Nesta Formação pude notar um modelo de educação que oferece não apenas uma formação acadêmica de excelência, mas também que amplia as referências sobre valores e ideais do estudante e o apoia no enfrentamento dos imensos desafios do mundo contemporâneo. A educação não é só aquilo que acontece dentro de uma sala de aula. Nós educamos pelo modo de ser e se relacionar com as pessoas e o mundo”, disse o professor da EMEF Divinópolis, João Batista.

A Formação com o suporte da Equipe de Implantação da Secretaria Municipal de Educação, auxilia a implantação e capacitação dos educadores nos municípios que aderem à metodologia do modelo de educação em tempo integral.

“Nas aulas de Protagonismo, o estudante poderá refletir sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e quem pretende ser, tanto na sua vida pessoal como social. As aulas de eletiva irão proporcionar ao estudante a levá-lo a projetar uma visão de si próprio no futuro, indicando a exploração de seus talentos e competências”, acrescentou Batista.

Com mais de 30 anos na docência, outro profissional que compartilhou com o ES em Ação sua história foi o professor de educação física da EMEF João Paulo II, Alberto José Fernandes Matias, que está tendo sua primeira experiência em uma escola com educação em tempo integral.  

“Estou há cerca de um mês na escola EMEF João Paulo II. Participei da formação do ES em Ação, e fiquei encantado com as novas metodologias e práticas ensinadas. Foi muito importante e vai impactar muito no meu trabalho. Já irei realizar a primeira roda de conversa e buscarei o livro de protagonismo, para que possa me auxiliar na elaboração das minhas aulas. Para as eletivas, já estou com uma ideia de elaborar uma planilha de acompanhamento. Com certeza, no próximo semestre estarei alinhando a metodologia com a eletiva”, informou com entusiasmo, o professor Alberto.

O período de Formação com os consultores do ES em Ação impactou tanto o professor que ele confessou que irá criar um novo espaço para ensinar e transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos.

“Irei criar um atelier de educação física, onde será uma sala de extrema importância para as nossas aulas e de apoio as outras disciplinas. Mudarei a minha forma de planejamento, e já estou tendo várias ideias para as minhas aulas de educação física. A Formação foi muito enriquecedora e só tenho que agradecer a equipe do ES em Ação e da Sedu”.   

2ª Onda na Formação

Nesta nova fase, 2ª Onda recebe os profissionais que entraram nas redes de ensino dos municípios após início das aulas. “O processo formativo promovido por meio da parceria com ES em Ação tem contribuído para o repensar do currículo, suas possibilidades, sua interdisciplinaridade, sua composição com a parte diversificada e sua convergência para a formação integral das crianças, que é o mais importante, pois precisamos formar cidadãos com identidade, autônomos, solidários e competentes. A formação neste sentido nos atenta para estas perspectivas e para a compreensão de metodologias que nos permitem formar esse perfil de cidadão”, disse a subsecretária Pedagógica da Serra, Luciana Galdino.

Os professores são apresentados as bases fundamentais do modelo de Escola em Tempo Integral para as equipes escolares (professores, gestores, pedagogos e articuladores). Desta maneira, são providos com condições para o domínio conceitual e metodológico dos modelos de Gestão e Pedagógico.

“Também temos observado o trabalho integrado das equipes, o melhor aproveitamento dos tempos com as crianças, a reorganização das rotinas e a ressignificação dos espaços escolares como diferentes possibilidades de aprendizagem e vivências”, lembrou a subsecretária Pedagógica.

A Formação Inicial abre o processo de formação continuada das Equipes Escolares e que tem sequência ao longo do ano letivo. Para a coordenadora da Equipe de Implantação, Alinne Patrícia Scardini, a implantação da metodologia nas unidades de ensino possibilitará o desenvolvimento de habilidades como autonomia e convívio social, capacitando os alunos na prática de resolução de problemas, além de contribuir para a melhoria do rendimento escolar.

Os professores e profissionais de educação compartilharam suas experiências após participarem da 2ª Onda na Formação Inicial das Equipes Escolares, ministrada pelos consultores educacionais do ES em Ação. A capacitação ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril, no auditório da Escola Municipal Manoel Carlos de Miranda, em Serra.

Professor João Batista

“Nesta Formação pude notar um modelo de educação que oferece não apenas uma formação acadêmica de excelência, mas também que amplia as referências sobre valores e ideais do estudante e o apoia no enfrentamento dos imensos desafios do mundo contemporâneo. A educação não é só aquilo que acontece dentro de uma sala de aula. Nós educamos pelo modo de ser e se relacionar com as pessoas e o mundo”, disse o professor da EMEF Divinópolis, João Batista.

A Formação, que conta com o apoio da Equipe de Implantação da Secretaria Municipal de Educação, auxilia a implantação e capacitação dos educadores nos municípios que aderem à metodologia do modelo de educação em tempo integral.

“Nas aulas de Protagonismo, o estudante poderá refletir sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e quem pretende ser, tanto na sua vida pessoal como social. As aulas de eletiva irão proporcionar ao estudante a levá-lo a projetar uma visão de si próprio no futuro, indicando a exploração de seus talentos e competências”, acrescentou Batista.

Com mais de 30 anos na docência, outro profissional que compartilhou com o ES em Ação sua história foi o professor de educação física da EMEF João Paulo II, Alberto José Fernandes Matias, que está tendo sua primeira experiência em uma escola com educação em tempo integral.  

“Estou há cerca de um mês na escola EMEF João Paulo II. É minha primeira experiência em uma escola em tempo integral. Participei da formação do ES em Ação, e fiquei encantado com as novas metodologias e práticas ensinadas. Foi muito importante, e vai impactar muito no meu trabalho. Já irei realizar a primeira roda de conversa e buscarei o livro de protagonismo, para que possa me auxiliar na elaboração das minhas aulas. Para as eletivas, já estou com uma ideia de elaborar uma planilha de acompanhamento. Com certeza, no próximo semestre estarei alinhando a metodologia com a eletiva”, informou com muito entusiasmo, o professor de educação física.

O período de Formação com os consultores do ES em Ação impactou tanto Matias, que o professor confessou que irá criar um novo espaço para ensinar e transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos.

“Irei criar um atelier de educação física, onde será uma sala de extrema importância para as nossas aulas e de apoio as outras disciplinas. Mudarei a minha forma de planejamento, e já estou tendo várias ideias para as minhas aulas de educação física. A Formação foi muito enriquecedora e só tenho que agradecer a equipe do ES em Ação e da Sedu”.   

2ª Onda na Formação

Polliana Aroeira, consultora do ES em Ação

Os profissionais de educação recebem a mesma formação dada aos municípios, que foi realizada no mês de fevereiro. Nesta nova fase, 2ª Onda recebe os profissionais que entraram nas redes de ensino dos municípios após início das aulas.

“O processo formativo promovido por meio da parceria com ES em Ação tem contribuído para o repensar do currículo, suas possibilidades, sua interdisciplinaridade, sua composição com a parte diversificada e sua convergência para a formação integral das crianças, que é o mais importante, pois precisamos formar cidadãos com identidade, autônomos, solidários e competentes. A formação neste sentido nos atenta para estas perspectivas e para a compreensão de metodologias que nos permitem formar esse perfil de cidadão”, disse a subsecretária Pedagógica da Serra, Luciana Galdino.

Os professores são apresentados as bases fundamentais do modelo de Escola em Tempo Integral para as equipes escolares (professores, gestores, pedagogos e articuladores). Desta maneira, são providos com condições para o domínio conceitual e metodológico dos modelos de Gestão e Pedagógico.

“Também temos observado o trabalho integrado das equipes, o melhor aproveitamento dos tempos com as crianças, a reorganização das rotinas e a ressignificação dos espaços escolares como diferentes possibilidades de aprendizagem e vivências”, lembrou a subsecretária Pedagógica.

A Formação Inicial abre o processo de formação continuada das Equipes Escolares e que tem sequência ao longo do ano letivo. Para a coordenadora da Equipe de Implantação, Alinne Patrícia Scardini, a implantação da metodologia nas unidades de ensino possibilitará o desenvolvimento de habilidades como autonomia e convívio social, capacitando os alunos na prática de resolução de problemas, além de contribuir para a melhoria do rendimento escolar.