“Temos a missão de construir uma sociedade melhor e mais justa”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A afirmação é do executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner sobre a missão de mobilização do setor empresarial da organização. Ele foi o convidado pela Associação Comercial da Bahia (ACB) para falar no Ciclo de Debates do Núcleo de Educação e Cultura sobre as boas práticas que contribuem para avanços na educação pública do Brasil.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (9), de forma virtual, e contou com a participação do representante do Núcleo de Educação ACB, Ney Campello e do vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.

Na ocasião, Gollner apresentou as ações promovidas pelo ES em Ação que tem o intuito de mudar a realidade e acelerar o processo de transformação da educação do Espírito Santo. Ele expôs as ideias durante a palestra Mobilização empresarial pela qualidade na educação.

“Temos a missão de mobilização do setor empresarial para construção de uma sociedade melhor e mais justa, uma agenda transversal de desenvolvimento do Espírito Santo. Entendendo que melhorando o ambiente de negócios e tudo que ali envolve o Estado. O resultado vem para as empresas, para pessoas e assim construímos uma sociedade mais justa. E contamos a classe empresarial que está engajada com causas importantes para a sociedade”, disse Gollner.

De acordo com ele, os resultados acontecem, de fato, quando se consegue construir uma governança social, onde o setor empresarial, o poder público e a sociedade organizada, de maneira geral, participam e se envolvem nas grandes questões.

O evento está disponível no canal do YouTube da ACB. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=T-KMczXsm5o&t=3419s

Iniciativa privada mais próxima da educação

Ney Campello e Paulo Cavalcanti explicaram que neste ano um dos objetivos da ACB é aproximar a classe empresarial da Bahia dos debates de desenvolvimento de modelos educacionais para o ensino da rede de educação básica pública. Fortalecendo a participação do poder público, privado e entidades, de forma harmoniosa, para uma educação pública eficiente.  

“Nós queremos expandir e levar a educação para as nossas discussões, e que através dela nós realmente vamos desenvolver o nosso país. E eu digo o seguinte, a provocação que eu faço é: eu não acredito que as escolas sozinhas sem a participação da iniciativa privada, sem a participação cidadã, a gente não vai conseguir ter solução. Eu acredito que dentro dessa ideia de eficiência, hoje, a realidade é que abandonamos as escolas públicas. Precisamos motivar a classe empresarial para participar mais das escolas públicas, trazendo uma consciência cidadã, participativa e transformadora”, afirmou o vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.

O executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner aproveitou a oportunidade para referenciar como os modelos e ações executadas pelo ES em Ação, como o Modelo de Educação de Tempo Integral, com a classe empresarial, o Governo do Estado do Espírito Santo e as prefeituras deram certo para o desenvolvimento e aproximação de empresários e entidades com as pautas importantes para boas práticas de políticas públicas.

“Nós somos uma mobilização empresarial, mas temos um compromisso e uma agenda de estado a cumprir, entendo os papéis de outras organizações empresariais que são parceiras, os papeis das federações e outras organizações que estão focadas no interesse da indústria e do comércio. E temos uma prioridade de olhar uma agenda estratégica. Então, começamos a olhar de uma ótica, para um estado que precisava ser mais desenvolvido e mais justo”, afirmou o executivo. 

Gollner destacou que a ideia é mostrar o quanto que o setor empresarial com todo a sua capacidade de articulação e conhecimento, capital humano, junto a uma rede apoio, conseguem construir um relacionamento positivo e importante para o debate da educação.

Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates do Núcleo de Educação e Cultura é uma parceria da ACB e do Movimento Via Cidadã. A cada encontro, personalidades dos setores públicos e privados que possam contribuir com a formulação de políticas e caminhos para alcançar uma educação que leve ao desenvolvimento do Brasil.

A ACB através do Núcleo de Educação e Cultura, em parceria com a Fundação Paulo Cavalcanti e o Movimento Via Cidadã, busca promover em 2022, mais debates centralizados na temática de educação e sobre o ativismo da função social da empresa, a responsabilidade social e corporativa.