Gigantes Capixabas: jovens contribuem para a melhoria da educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Gigantes Capixabas é uma organização sem fins lucrativos, motivada a contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica Pública Capixaba. A iniciativa apoia e contribui para que crianças e adolescentes possam estar preparados para avaliar e tomar decisões na condução da própria vida, capazes de compreender e se inserir na sociedade.

A Associação está junto com a equipe de Educação do ES em Ação na formação de professores, pedagogos e coordenadores de escolas da rede municipal de ensino para atuarem no modelo de tempo integral.

A organização é formada por jovens que se formaram no modelo da Escola da Escolha, que trabalha com a metodologia em tempo integral. Por meio da resiliência, proatividade, empatia, respeito e unidades, eles buscam transmitir aos participantes das formações tudo o que aprenderam quando eram estudantes.

“Nós estudávamos na Escola da Escolha no modelo em tempo integral, desde 2015. Essa ideia perpetuou com a gente, e sempre tivemos a vontade de fazer aquilo que o ES em Ação nos ensinou, que era acolher e participar das formações dos professores”, disse uma das participantes dos Gigantes Capixabas, Leticia de Andrade.

De acordo com ela, que atua com os Gigantes desde 2020, conforme o modelo da Escola da Escolha foi acontecendo na vida dela e de outros jovens, eles se apaixonaram pela educação de qualidade pública. Dessa maneira, motivados com o trabalho, nasceu os Gingantes Capixabas.  

“No início, era muito mais voltado para o acolhimento do ensino médio. Depois foi surgindo a ideia de como o ensino fundamental precisava da gente. A iniciativa dos Gigantes surgiu, principalmente, para poder transformar e levar essa educação que a gente tanto acredita. Assim, poder fazer parte dessa transformação na vida de tantas crianças e jovens”, afirmou Andrade.

Impacto e desenvolvimento cidadão

Letícia de Andrade foi uma das jovens, entre milhares de estudantes, que passaram pela experiência do modelo em tempo integral, e que hoje revelam grandes lições que foram adquiridas com a metodologia.

“Eu sempre falo o quão importante é sonhar. Participar da Escola me motivou e incentivou a sonhar. Eu não tinha referências do que era um sonho, que tivesse dado certo. A maior lição é se permitir sonhar, conquistar, se transformar, e entender que está tudo bem se der errado e tentar de novo. Com 15 anos, a Escola transformou a minha vida e hoje posso ser o exemplo de alguém que conseguiu, e está buscando conquistar cada vez mais”, explicou a jovem.

Outro integrante dos Gigantes Capixabas também compartilhou como o modelo da escola em tempo integral contribuiu para sua formação estudantil, profissional e cidadã.

“Antes de eu entrar nessa escola, eu era uma pessoa que tinha sonhos completamente limitados para carreira profissional e outras coisas. A partir do momento que eu entrei e conheci todas as metodologias, foi ali que comecei a entender que eu posso fazer um papel muito melhor para minha pessoa e para a sociedade”, disse Gabriel Barbosa.

Para Barbosa, a educação da Escola da Escolha o transformou em uma pessoa muito mais resiliente e muito mais preparada para estar dentro do mercado de trabalho, podendo atuar em qualquer instituição de ensino

Projeto de vida

“Quando estamos inseridos na educação em tempo integral, temos uma aula de Projeto de Vida. Nessa aula, eu coloquei todo os passos que eu queria para poder chegar na faculdade, ou seja, passar no Enem e passar no Programa do Governo, o Nossa Bolsa. Essa aula nos proporciona reflexões para podermos planejar o que queremos para as nossas vidas pessoais quanto profissionais”, revelou Gabriel Barbosa.

Pergunta-se se Planejamento de Vida dele deu certo? A resposta é sim. O jovem conseguiu realizar e conquistar o sonho de estar em uma universidade por meio do Programa Nossa Bolsa. E hoje tem a oportunidade de ensinar para jovens da rede pública todo o ensinamento que teve com a metodologia em tempo integral.