VV começa formação para escola de tempo integral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta terça-feira, primeiro de fevereiro, Vila Velha dá a largada para a formação inicial das equipes escolares com os integrantes das escolas que adotaram o modelo de educação em tempo integral. O primeiro grupo a receber a capacitação  da equipe do ES em Ação é formado por 230 profissionais da Educação do município, que estreia a metodologia de ensino a partir deste ano.

Desta terça (1º) até dia 4 de fevereiro, o treinamento será ministrado no auditório da Faculdade Novo Milênio pela equipe de Educação do movimento empresarial. O ES em Ação é apoiador do modelo de ensino no estado, e auxilia a implantação e capacitação dos educadores nos municípios que aderem à metodologia.

Os quatros dias de formação são destinados para gestores, coordenador pedagógico, articulador de aprendizagem, coordenadores, professores, bibliotecários e profissionais da Educação Especial da Rede de Ensino de Vila Velha.

Na abertura do evento, estarão presentes o secretário de Educação de Vila Velha, Rodrigo de Souza Simões Nunes acompanhado da subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli de Oliveira; o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner e o presidente da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), Marco Tulio.

Luciano Gollner

A Assevila, em parceria com o ES em Ação, é responsável pelo apoio institucional e do diálogo com toda a comunidade de Vila Velha. Ela também atua diretamente no debate sobre a importância da educação em tempo integral na cidade.

“O modelo de tempo integral é uma metodologia que chegou ao Espírito Santo desde 2014. Nós temos investido e dedicado tempo para apoiar tanto municípios quanto Estado com essa metodologia. Acreditamos e as evidências mostram que, de fato, elas contribuem de forma relevante para melhoria dos indicadores de aprendizagem das crianças e dos jovens que estão nessas escolas. E são fundamentais no processo de formação cidadã, que é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e na formação para vida. Por isso, investimos tempo e recursos para que todas as crianças do Espírito Santo possam ter uma educação de qualidade”, explica o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner.

Formação 

“Temos o objetivo de formar as equipes escolares selecionadas para as sete Escolas em Tempo Integral do Ensino Fundamental, no município de Vila Velha sobre o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão da Escola em Tempo Integral. Iremos apresentar as Bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e o Plano de Ação da Secretaria para as Equipes Escolares”, disse Polliana Aroeira.

Além das equipes escolares de cada escola e dos outros participantes, a formação também contará com a participação da equipe de Implantação da Secretaria de Educação, que é composta por uma coordenadora e especialistas pedagógico e de gestão.

Equipe de implantação do modelo em vila Velha

Ao longo dos próximos quatro anos, o ES em Ação vai apoiar seis municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro, Linhares e Aracruz. As etapas que integram o processo de formação com os profissionais da educação são extremamente importantes na preparação das redes que o Movimento Empresarial apoia. Elas são fundamentais para o profissional poder entender e compreender a metodologia.

O ES em Ação no final do ano passado desenvolveu o projeto de ampliar o seu apoio aos municípios, e os seis municípios mencionados anteriormente estão contemplados nesse apoio. O apoio vai desde consultorias de gestão e pedagógica, a formações, acompanhamentos e, principalmente, monitoramento das escolas.