Artigo de Gabriela Brito, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.
Por meio de parcerias com diversos institutos, o programa do Espírito Santo em Ação atua em eixos fundamentais para o desenvolvimento capixaba.
Conectar jovens que buscam se formar líderes às instituições que queiram promover essa formação: essa é a missão do BeLeader, um hub cujo objetivo final é que mais capixabas se tornem líderes com valores éticos, com capacidade de gestão e capacidade de visão de cenários.
Sendo uma iniciativa do Espírito Santo em Ação, o BeLeader visa, também, atacar o problema do gap de lideranças no Espírito Santo potencializando iniciativas parceiras, de modo a promover o acesso a programas de formação de lideranças. O Espírito Santo em Ação, por sua vez, é uma entidade do terceiro setor capixaba que pretende mobilizar a classe empresarial para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável.
O secretário-executivo do Espírito Santo em Ação, Orlando Caliman, contou como tudo começou. Há 10 anos, o instituto Líderes do Amanhã foi criado pelo Espírito Santo em Ação, com o objetivo de capacitar lideranças empresariais para o próprio órgão.
No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que não só de lideranças empresariais “se faz o mundo”, mas também era necessário fortalecer outros segmentos fundamentais para a sociedade, como a gestão pública, o empreendedorismo social e a articulação política.
“Porque a gente parte da premissa de que não existe vácuo de poder. Qualquer organização, em qualquer lugar, sempre vai ter alguém numa posição de liderança”, afirma Caliman.
Além disso, também foi observada a possibilidade de levar a formação para outras regiões, para lideranças acadêmicas de movimentos estudantis e, até mesmo, para dentro do setor público, por meio de servidores que queiram inovar e dar continuidade a políticas públicas.
“Olhar para bairros que tenham uma condição de vulnerabilidade social, bairros que não tenham uma estrutura de serviços públicos adequados. Fomentar para que surjam lideranças nessas localidades para resolver aquele problema.” Orlando Caliman
Foi diante deste contexto que o BeLeader foi criado. Para não ser preciso criar mais um instituto, o hub trabalha potencializando a atuação de institutos que existem no Brasil e no mundo para atuarem dentro do Espírito Santo, além de outros institutos capixabas que são beneficiados com mais visibilidade.
“A gente sabe que tem demanda, as pessoas querem se aperfeiçoar cada vez mais. Seja on-line, seja presencialmente, seja para fazer um network e conhecer outras pessoas que pensam igual”, afirma Caliman.
Nesse sentido, Caliman salientou a importância de fomentar a formação de lideranças dentro do ecossistema de inovação. Seja numa formação para o empreendedorismo, seja para gestão pública ou para política, para promover inovação é preciso ter espírito de liderança, pois, segundo o secretário-executivo, a liderança surge justamente de alguém que está incomodado com algo e sente o ímpeto de mudá-lo. “Então, acho que trabalhando essas habilidades e competências das lideranças, naturalmente a inovação vai acontecer”, acrescentou.
“Eu acho que quando a gente pensa em liderança para inovação, essa pessoa não tem que conhecer somente o tema. Ela tem que ter visão de longo prazo, ela tem que ter valores sólidos, ela tem que conhecer os cenários.” Orlando Caliman
Quem se interessa em participar da formação pode acessar o site oficial do programa e conferir as instituições participantes. Da mesma forma, caso alguma instituição, seja empresarial, governamental ou estudantil, possua interesse em promover a qualificação de lideranças, ou até mesmo ampliar alguma ação, basta entrar em contato com o hub.
Além disso, a BeLeader está expondo suas ações no ESX 2021 – Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de inovação do Estado. Dessa forma, o público pode tirar suas dúvidas pessoalmente.
O evento está sendo promovido em conjunto pelo Sebrae/ES, MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e pelo Governo do Estado. Na ocasião, os visitantes podem participar gratuitamente de diversas atividades que promovem uma verdadeira imersão no mundo da inovação.