Rede Empresarial estuda como desburocratizar licenças

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Rede Empresarial promoveu a segunda Oficina de Design Thinking sobre Desburocratização dos Processos de Abertura e Fiscalização de Empresas, uma iniciativa que vem sendo realizada no espaço de inovação do Grupo Águia Branca – InovaGAB, em Cariacica, na sede da viação, com objetivo de apresentar soluções para as prefeituras capixabas.

Nesta segunda etapa, os participantes levaram as pesquisas feitas com as personas, que classificaram como atores principais no processo de abertura e fiscalização de empresas. Foram 15 entrevistas com empresários, servidores públicos, consultores e pessoas do terceiro setor para validação das dores da burocracia e questões levantadas no primeiro encontro.  

Em breve, os participantes se reunirão novamente para poderem debater soluções para desburocratizar esse processo.

Oficina

Após identificar em pesquisa e depoimentos dos integrantes da Rede Empresarial que a burocracia é um dos principais entraves para o desenvolvimento econômico dos municípios capixabas, o ES em Ação decidiu dar um passo para contribuir com soluções para o problema. Desta maneira, promoveram a criação da Oficina de Design Thinking de Desburocratização dos Processos de Abertura e Fiscalização de Empresas.

“Nos dividimos em quatro grupos para compartilharmos os resultados descobertos nas pesquisas. Após a validação das dores no processo de abertura e fiscalização, foi o momento de construção de uma persona. Definimos quatro personas a serem trabalhadas: empresário, presidente de uma associação empresarial, gestor público e fiscal”, disse uma das participantes da Oficina, a analista de Desenvolvimento do ES em Ação, Débora Macedo.

Após definição das quatro personas, o grupo foi conduzido a desenhar a linha de tempo de cada persona, personificando e idealizando como era o dia a dia no processo de abertura e fiscalização de empresas e dores dessas personas.

Os integrantes propuseram soluções para os desafios verificados e a apresentação deste trabalho ficou marcada para a próxima oficina.