ES em Ação capacita educadores de Aracruz, Colatina e Serra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Coordenadores e especialistas das equipes das redes municipais de ensino de Aracruz, Colatina e da Serra participaram da formação pedagógica e de gestão educacional do modelo da escola de tempo integral promovida pelo ES em Ação. A formação aconteceu no auditório do Sicoob, em Vitória, na última semana, entre os dias 14 e 16 de setembro.

As três cidades sinalizaram interesse em aderir e implantar a metodologia de tempo integral e, por isso, buscaram o apoio e capacitação do Movimento Empresarial para futura implementação do ensino integral nos respectivos municípios.

“Foram dias importantes para que pudéssemos apresentar todo o conteúdo dos modelos pedagógico e de gestão da escola integral para as equipes de implantação dos três municípios”, disse a consultora do ES em Ação, Polliana Aroeira.

A consultora do movimento empresarial, Ayone Sossai reforça que escola de tempo integral é uma escola com foco no estudante e que busca desenvolver a formação integral da criança e do jovem, com um suporte de ensino de qualidade e excelência.

Na formação, também estiveram presentes gestores do Sicoob ES, Sandra Martins, da área de Responsabilidade Social, e do diretor Nailson Dalla Bernadina, que também é diretor do ES em Ação. Além do executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner.

Expectativas para implantação

O modelo de metodologia de ensino integral agradou bastante os profissionais de educação presentes nos três dias de formação. A busca da centralidade no aluno no processo de ensino despertou o interesse dos representantes das secretarias de educação.

“Nossas expectativas são as melhores, nós acreditamos que é uma possibilidade de trabalhar a educação integral e tudo aquilo que nosso estudante precisa. E que nem sempre é possível fazer esse trabalho só com meio período na escola. Estamos acreditando que dará certo”, acrescentou a assessora Pedagógica e Administrativa da Secretaria de Educação de Colatina, Lucinei Maria Bergami. 

Para a subsecretaria de Educação de Aracruz, Marineusa Soares Pimentel, os dias de formação foram renovadores e inspiradores. Ela percebeu que o programa trabalha tudo o que profissional da educação acredita: o aluno na centralidade no processo educativo e equipes que tenham condições de planejar e estruturar bem o trabalho para que, de fato, a aprendizagem aconteça na escola.

“No município é desejo muito grande, tanto do prefeito quanto da Secretaria de Educação, de proporcionar a esses estudantes uma educação de tempo integral, com condições e projetos políticos pedagógicos que contribuam na formação do cidadão. A parceria com o ES em Ação é muito importante para garantir que essa educação de qualidade aconteça no interior de cada comunidade e, principalmente, nas regiões carentes”, observou a subsecretária de Educação de Aracruz.

A coordenadora do tempo integral do município de Serra, Alinne Scardini, disse que a proposta do tempo integral é ousada, mas que tem toda uma organização e dinâmica para acontecer nos municípios.   

Os projetos de Educação do ES em Ação têm patrocínio do Grupo Águia Branca, Real Café, Sicoob-ES e Vale.