ES em Ação leva tempo integral às escolas municipais de Vila Velha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ES em Ação, a Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) e a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implementação da metodologia da Educação de Tempo Integral no município. O termo foi assinado em solenidade na prefeitura nesta terça-feira (30).

Estiveram presentes na assinatura representado o ES em Ação, o diretor de Gestão e Governo Digital, Nailson Dalla Bernadina; o executivo de Educação, Luciano Gollner e a analista de Educação, Ayone Sossai. Além do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o secretário municipal de educação de Vila Velha, Rodrigo Simões e o presidente da Assevila, Marco Túlio.

“Com o termo de cooperação, nós queremos aprimorar a tecnologia de gestão educacional com o modelo de tempo integral. Nossa rede precisa desse suporte educacional para que possamos avançar com a educação dos alunos”, disse o secretário de educação, Rodrigo Simões.

De acordo com Simões, até 2022 será implementada a primeira escola com a metodologia de tempo integral. E acrescentou que posteriormente serão implementadas mais quatro escolas com o mesmo modelo de ensino, gradativamente.

Para o diretor de Gestão do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, a metodologia de trabalho de tempo integral levará a construção de uma sociedade mais justa e eficaz.

“Nós acreditamos que a base de tudo é a educação. Nós temos os quatro eixos de trabalho em movimento, mas se trabalharmos bem o eixo da educação, de forma profissional, direta, objetiva e com resultados práticos, os outros também serão atendidos e vão estar melhorando”, pontuou Dalla Bernadina.

Educação é o avanço 

A escola de tempo integral é uma escola com foco no estudante, que busca desenvolver e aprimorar sua aprendizagem cognitiva, com um suporte de ensino de qualidade e excelência.

“A escola de tempo integral se divide em duas frentes de atuação: a gestão e a pedagógica. A gestão traz diversas tecnologias e ferramentas que vão dar suporte a toda parte pedagógica do modelo, que tem o grande foco no estudante e na sua aprendizagem. Trabalhamos para que ocorra o protagonismo juvenil, onde o aluno terá apoio para desenvolver todas as habilidades técnicas na aprendizagem do século XXI”, disse a analista de Educação do ES em Ação, Ayone Sossai.

Parceria

“São essas boas práticas que vão fazer Vila Velha ser referência na educação, e isso só vai acontecer com a ajuda de todos. É sonhar grande, queremos que Vila Velha avance. É esse orgulho que quero ter da minha cidade, para que as pessoas possam conhecer toda a potencialidade que temos. Agradeço a ajuda e o apoio do ES em Ação com a assinatura desse convênio, que traz uma responsabilidade muito grande para gente e que estamos dividindo com os demais parceiros”, disse o prefeito de Vila Velha.

A Assevila faz parte da Rede Empresarial e atuar para integrar os setores da indústria, do comércio e do serviço, promovendo o desenvolvimento sustentável do município de Vila Velha por meio da melhoria do ambiente de negócios.

“A Assevila participa de muitos movimentos envolvendo o município de Vila Velha, ao todo participamos de 18 conselhos no município. E todas as ações que se relacionam com o desenvolvimento de Vila Velha, a Assevila participa. Hoje coordenamos mais de 24 instituições do setor produtivo. A parceria em rede com o ES em Ação fortalece o movimento e sabemos que sem a educação não tem desenvolvimento, justiça social e geração de emprego”, acrescentou Marco Túlio.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu em solenidade no auditório da Prefeitura de Vila Velha e contou com a participação das empresas patrocinadoras dos projetos de Educação do ES em Ação, como a Vale, representada por Eugenio Fonseca e Tatiana Rodrigues, da área de Relações Institucionais; do Grupo Águia Branca, pelo diretor Luiz Wagner Chieppe; e do Sicoob ES, representado por Rodrigo Calheiros de Oliveira, diretor Executivo do Sicoob Coopermais, que atua em Vila Velha.