Governo lança livro sobre Educação com apoio do ES em Ação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o objetivo de desenvolver cada vez mais os jovens capixabas e promover debates sobre o campo da educação integral no Estado, foi lançado nesta quarta-feira (18), no Palácio Anchieta, o livro “Educação em Tempo Integral no Espírito Santo: história, conceitos e metodologias”, que contou com o apoio do ES em Ação. Diretores e mantenedores do movimento empresarial participaram do lançamento.

O material, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e o Instituto Sonho Grande, com conceitos, boas práticas e experiências de 47 profissionais do ramo da educação capixaba – dentre eles professores, diretores, coordenadores pedagógicos, administrativos, de secretaria e financeiros, pedagogos e técnicos – sobre metodologias que direcionaram a educação integral no Estado. Os livros serão distribuídos nas escolas e a versão digital será compartilhada pela Sedu aos interessados na metodologia.

O evento contou com a presença do diretor presidente do ES em Ação Fabio Brasileiro, do diretor Nailson Dalla Bernadina, do conselheiro do movimento, Luiz Wagner Chieppe, além do executivo do Núcleo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner, que participou da produção do livro. “É muito gratificante para o movimento empresarial poder contribuir com uma iniciativa tão importante para a educação”, disse Fabio Brasileiro.

Já Luciano Gollner destaca as vantagens da política educacional de tempo integral no desenvolvimento dos alunos. “Esse é um modelo de educação que dá resultados. É uma política pública que sempre precisa evoluir e caminhar ao longo dos anos, e quando se faz um registro dela – em forma de livro – as gerações futuras podem aproveitar esse material”, disse.

O ES em Ação acompanha a implantação e desenvolvimento das políticas públicas de educação integral e profissional no Espírito Santo desde 2014, início da modalidade em solo capixaba.  “Quando a ideia surgiu no Estado, alguns anos atrás, fomos parceiros na consultoria, no debate político e no diálogo com a sociedade sobre a implementação do programa. Depois a Secretaria de Educação foi se apropriando da tecnologia e transformando em política pública, e temos orgulho de estar presente nessa história. Nosso papel hoje é acompanhar e dar suporte ao método”, lembrou Gollner.

O material didático trata ainda de diferentes abordagens, tanto pedagógicas quanto educacionais e gerenciais, com temas de grande relevância na modalidade de educação integral, que no Espírito Santo é referência nacional, chegando a atender mais de 30 mil alunos, divididos em 93 escolas de Norte a Sul.

Governador

Na ocasião o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que a publicação vai ajudar no treinamento de profissionais do ecossistema educacional interessados na educação integral, e na formação continuada de professores e pedagogos. “Esse é um material feito pela rede para a rede. Contamos com o apoio de entidades e profissionais que tornaram o livro possível e o tema sempre terá relevância na educação capixaba, é um modelo que veio para ficar”, afirmou.

Também participaram do evento o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a CEO do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, a assessora técnica de Gestão Escolar Júlia da Matta Machado de Paula, além do assessor de Gestão Escolar, Marcelo Lema Del Rio Martins, diretores das empresas apoiadoras e membros do movimento ES em Ação.

Com exemplares digitais e impressos, o projeto também contou com o apoio de empresas como o Grupo Águia Branca, a EDP, Sicoob, Real Café e Vale, que viabilizaram a impressão do material.