Recorde de cidades do ES em seleção do Ensina Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ES em Ação conseguiu mobilizar e inscrever oito municípios do Espírito Santo no processo de seleção do programa desenvolvido pelo Ensina Brasil em escolas de maior vulnerabilidade social. As inscrições do 1º Edital de Chamamento das Redes Municipais de Educação chegou ao fim.

Os municípios inscritos no edital passarão por uma avaliação prévia e poderão ser selecionados pela organização como potenciais parceiros. Vitória e Cariacica já oferecem o programa do Ensina Brasil com os jovens. E outros seis municípios do Estado devem oferecer no ano que vem. São eles: Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Itapemirim, Aracruz, Ibiraçu, Linhares, Ponto Belo e Ibatiba

O ES em Ação é um dos grandes apoiadores na disseminação e divulgação do Ensina no Espírito Santo.

“Esse ano eles lançaram um edital e como ia funcionar. Você inscrevia o seu município, declarava que tinha interesse em participar e receber o Ensina Brasil na sua rede de educação. A partir desse edital, eles vão selecionar os municípios que vão receber o programa no próximo ano. Conseguimos que oito municípios se inscrevessem no edital. Isso foi um trabalho em conjunto do ES em Ação e das redes empresariais do estado”, disse a articuladora de Políticas Públicas do ES em Ação, Lara Ghiotto.

De acordo com Ghiotto, o Ensina Brasil é um programa de liderança por meio da docência, que recruta e forma jovens de alta performance de diversas universidades e estados do país. Esses jovens lecionam e desenvolvem projetos em escolas com vulnerabilidade social da rede pública de ensino municipal e estadual.

“Demos todo o suporte para os municípios, com reuniões e apresentação do programa. Falávamos e tirávamos dúvidas dos secretários neste processo de inscrição quantas vezes fossem necessárias, foi uma grande mobilização”, destocou a articuladora de Políticas Públicas.

Edital para jovens professores

Oportunidade para jovens capixabas desenvolverem seus talentos educacionais como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação do Estado e do Brasil. O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro e podem ser feitas pelo link www.ensinabrasil.org.br/sejaumensina.

No Espírito Santo, já são 122 inscritos no processo seletivo que busca jovens talentos de diversas carreiras que queiram trabalhar com um propósito e direcionar esforços para os problemas mais complexos do país. O Programa já reuniu mais de 50 mil jovens de diversas carreiras, como engenharia, direito, administração e matemática, que atuam de forma remunerada como professores em escolas de vulnerabilidade social.

A seleção do Ensina também teve destaque na imprensa. Veja link:

https://www.folhavitoria.com.br/trabalho/noticia/08/2021/projeto-vai-capacitar-recem-formados-para-atuarem-como-professores-saiba-como-se-inscrever