Seis municípios do ES podem receber o Educar pra Valer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seis municípios do Espírito Santo se inscreveram e serão avaliados para implantar o Programa Educar pra Valer, da Associação Bem Comum (CE). A missão do Educar pra Valer é prestar cooperação técnica  aos municípios brasileiros com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão,  tendo por base as evidências e resultados referenciados na experiência do município de Sobral e no Programa PAIC do Estado do Ceará.

Os municípios de Vila Velha, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, Ibiraçu, Aracruz e Nova Venécia estão inscritos no projeto, que é apoiado pelo ES em Ação no estado.

“O nosso trabalho foi apresentar para os municípios o Programa e suas possibilidades. O ES em Ação fez toda articulação com Associação Bem Comum. Demos todo o suporte necessário para os municípios preencherem o formulário de inscrição e agora estamos acompanhando eles durante o processo seletivo. A próxima etapa para os municípios que se inscreveram é uma reunião com a Associação”, disse a articuladora de Políticas Públicas do ES em Ação, Lara Ghiotto.

O Programa Educar pra Valer se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade, segundo informa a Associação presidida pelo ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

Veveu Arruda

“Hoje a Associação Bem Comum dá um apoio tanto para redes municipais quanto estaduais. Aqui no estado, por exemplo, são eles que desenvolvem o Pacto pela Aprendizagem de Educação, o PAES, um outro programa que a gente apoia e que é um regime de colaboração”, afirmou Ghiotto.

Para a articuladora de Políticas Públicas do ES em Ação, o Programa é rico e bem trabalhado com material didático, apoio com avaliações diagnósticas e interpretação de dados. Ela acrescentou que o principal trabalho do Educar pra Valer é acompanhar os municípios a conseguir elaborar um plano de ação e executar esse plano para que a educação da região possa alavancar.