Governos municipais ganham mais com transformação digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Embora o setor público de forma geral esteja empenhando esforços para aumentar o uso de tecnologia, as prefeituras municipais ainda precisam percorrer um longo caminho nesse sentido. Os governos municipais são os que mais têm a ganhar com a transformação digital, de acordo com o diretor de Gestão e Governo Digital do ES em Ação e diretor executivo do Siccob Central ES, Nailson Dalla Bernardina, que palestrou sobre o assunto para empresários do Sul do Estado.

“São eles os responsáveis pela maior parte dos serviços utilizados pelos cidadãos em seu cotidiano em áreas essenciais como saúde, educação e arrecadação de impostos”, explica.

O diretor do ES em Ação foi convidado a falar sobre “A Influência Positiva da Sociedade Organizada para Acelerar a Transformação Digital do Setor Público”, na última terça, dia 13. O evento online, organizado pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), reuniu mais de 60 participantes.

Assim como toda a humanidade teve que se adaptar às mudanças globais causadas pela pandemia, não é diferente com os governos. Principalmente, no quesito de gestão pública eficiente, onde devem se adaptar às demandas e necessidades da sociedade, reforçou ele.

“Quando falamos de governo digital não é só de tecnologia. Ela é importante mas temos que falar de pessoas. E olhar para os recursos humanos. Hoje nós temos escassez de cientistas de dados, temos que capacitar os servidores que querem fazer a transformação digital no serviço”, pontuou Dalla Bernardina.

Segundo ele, o governo digital tem que olhar o cidadão como cliente e não como pagador de impostos. O diretor do ES em Ação acrescentou que é importante ouvir os líderes políticos para poder contribuir como sociedade organizada para potencializar essa transformação, mas que se deve ouvir quem utiliza esse serviço – o cidadão.

Na ocasião, foi possível conhecer alguns objetivos estratégicos que devem ser planejados e executados dentro do governo digital:

– Proporcionar acessos a serviços públicos ágeis, de qualidade e resolutivos para todos os cidadãos, com baixo custo para o ente público.

– Realocar recursos economizados a partir da digitalização de serviços para potencializar a transformação digital no Governo e ampliar investimentos em outras áreas.

– Gerar e compartilhar dados e experiências para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, bem como para gerar novos negócios.

Messes

O Messes é uma organização da Rede Empresarial no Espírito Santo que apoia a disseminação das ideias e que compartilha um trabalho de excelência e fortalecimento desse debate com os associados.

“Neste tempo em que a pandemia começa a dar os primeiros sinais de tréguas, é muito importante a participação de todos para que retornemos aos poucos com nossas atividades, mesmo que online, para abrirmos um leque das nossas discussões atuais”, disse o presidente do Messes, José Bessa.