Processo Seletivo 2022 do Ensina Brasil abre inscrições

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta segunda-feira, dia 5 de julho, tem início as inscrições para o Processo Seletivo 2022 do Ensina Brasil. Será a 6ª Turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Educação. O ES em Ação é um dos grandes apoiadores na disseminação e divulgação do Ensina no Espírito Santo.

O prazo de inscrição acontecerá do dia 5 de julho até o dia 20 de setembro de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/parceiros2022.

O Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos responsável por apoiar as redes públicas de educação parceiras na implementação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Educação. E visa mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula.

A Organização tem a visão de que “um dia, todas as crianças terão uma educação de qualidade” e realiza anualmente o processo seletivo para o Programa.

A equipe do Ensina Brasil acredita em uma rede de lideranças que através da atuação transformadora de professores em escolas públicas vulneráveis, desenvolvem as competências e o comprometimento necessários para multiplicar seu impacto e continuar expandindo oportunidades para todas as crianças.

Desta forma, eles recrutam, selecionam e capacitam jovens talentos graduados de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura (engenharia, letras, administração, física, etc) para atuarem por dois anos como professores em escolas públicas pelo Brasil, de forma remunerada.

Após os dois anos de atuação, os Ensinas (assim como são chamados os participantes), seguem na Rede Alumni, onde aceleram o potencial de cada um para atuarem nas diversas frentes que precisam de mudanças no Brasil.

Para participar é necessário:

Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);

Ter português fluente;

Ter curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022;

Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;

Ter disponibilidade para participar da formação inicial dos dois módulos.  

Etapas do Processo Seletivo:

1. Formulário de Inscrição;

2. Testes Online;

3. Perguntas de Reflexão;

4. Dinâmica de grupo online;

5. Entrevista final online (Todo o processo seletivo é feito online);

7. Locais das vagas:

Pernambuco – Caruaru e Petrolina

Maranhão – São Luís, Açailândia, Imperatriz e Alcântara

Goiás – Luziânia

Mato Grosso do Sul – Campo Grande

Espírito Santo – Vitória e Cariacica

8. Áreas de Atuação:

Todas (bacharéis e licenciados)

9. Remuneração e/ou Benefícios: 

Como o participante é contratado diretamente por cada governo, a remuneração varia de acordo com seu local de contratação, sendo sempre equivalente à remuneração de um professor em início de carreira, com a mesma carga horária dos professores da rede pública de educação que ele integrará.