45 secretários de Educação conhecem o Aprender Valor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os profissionais da educação da rede de ensino básico municipal e estadual do Espírito Santo conheceram o programa Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central (BC) que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.  

No Espírito Santo, a iniciativa é apoiada pelo Sicoob ES e pelo ES em Ação. As duas instituições mobilizaram um encontro online, via Zoom, com representantes do BC, gestores, dirigentes e diretores de educação pública do Estado, no dia 22 de junho. A apresentação do Aprender Valor contou com transmissão pelo YouTube, reunindo cerca de 510 participantes, sendo 45 secretários de Educação de municípios do Estado.

 “Para nós do Sicoob Espírito Santo, é muito importante contribuir sobre educação financeira com o público jovem. Além dos resultados econômicos e financeiros que distribuímos nas regiões em atuamos, o que verdadeiramente nos direciona é o desenvolvimento de pessoas, com o objetivo de somar e agregar”, disse o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

O objetivo é estimular a adesão das escolas, cujo prazo final é no próximo dia 30 de junho.

Para mais informações, acesse: https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/pagina-inicial

Programa Aprender Valor

Realizado desde o início de 2020, em caráter experimental, em escolas de cinco estados (Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná) e do Distrito Federal. Já impactou mais de 430 escolas públicas e mais de 14 mil estudantes.

“Estamos em plena expansão nacional do Aprender Valor. Agora estamos abertos para receber qualquer escola no programa. O programa é certamente oriundo do comprometimento dos profissionais da área da educação. A educação financeira faz parte da gestão estratégica do Banco Central, é uma política de estado e um projeto de longo prazo. Gostaria de convidar os profissionais de educação para fazerem a adesão desse programa para as suas respectivas escolas. A gente acredita que o programa seja um produto de alta qualidade para poder levar educação financeira para as escolas do Espírito Santo”, ponderou o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur Siqueira.

Nailson Bernadina, diretor do ES em Ação

Para o diretor de Gestão e Governo Digital do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, a iniciativa de Aprender Valor poderá promover uma maior aceleração da qualidade da educação financeira que acontece no Espírito Santo.

“Com o empenho de todos que nos acompanham e a união da força dessas instituições seremos capazes de expandir e difundir a educação financeira para o Estado. O tema apresentado pelo Banco Central é de extrema relevância e parabenizo por esse trabalho realizado com as redes municipais e estaduais de todo o Brasil”, concluiu Dalla Bernadina.

O Aprender Valor contempla a formação de professores e gestores das escolas, com aplicativo de aprendizagem, metodologia e processos avaliativos. O programa capacita inicialmente os professores antes de iniciarem a formação com os alunos.