Palestra da Academia explica atitudes para novos negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pontos importantes como a entrada e o acesso à novas tecnologias, a mudança de mindset para entender cada vez mais as mudanças que impactam a indústria, a educação e outros setores, são reflexões e competências que precisam ser aprimoradas para o desenvolvimento de novos modelos de negócios no Espírito Santo e no mundo. Assim como disse a pós-doutora em aplicação da Neurociência em Inovação, Profª. Solange Mata Machado.

Solange ministrou na última quinta-feira, 27 de maio, a palestra “Mindset para Inovação”. A ocasião marcou o primeiro encontro online da Academia da Rede Empresarial e contou com participação de aproximadamente 30 pessoas, entre associados da Rede e representantes do ES em Ação.

“Os processos que estávamos vivendo nos últimos anos, praticamente, se aceleraram. Então, imaginem o que a aceleração tecnológica vem proporcionando. Falávamos sobre inteligência artificial, hoje, vemos convergência de tecnologia. Estamos vendo um mundo físico virar um mundo virtual. Precisamos mudar a forma que nós pensamos, porque a nossa forma de pensar atualmente, dentro da neurociência, é linear. No passado, tínhamos processos de mudanças muito menos acelerados. Hoje, o maior desafio para gente é ser capaz de trazer soluções para os desafios não lineares”, esclareceu a professora Solange Mata Machado.

Mindset é a mudança de pensamento, e inovação está inserida nesse processo. A inovação vai envolver competências para o desenvolvimento de futuros modelos de negócios: antifragilidade, adaptabilidade ágil e antecipação.

“Um exemplo dessa mudança é a economia verde, um tema que está entrando cada vez mais nos assuntos atuais. A economia verde também é uma nova forma de pensar, ela tem uma capacidade de gerar três vezes mais oportunidades econômicas que a economia fóssil. Ao pensarmos sobre isso temos medo, porque temos o mindset fixo, o medo da mudança”, concluiu Solange.

Tipos de mindset 

“Estamos vendo que a tecnologia está trazendo um mindset de abundância. Não podemos olhar um único setor como pontual. A mudança em determinado setor pode afetar em diversos setores, como o caso do setor de transporte. No modelo de negócio dos carros autônomos, você não terá mais um carro como propriedade”, pontuou a pós-doutora em neurociência.

Autores abordam alguns tipos de mindset, entretanto a professora destacaou dois na palestra: o mindset fixo e o mindset de crescimento (abundância).

“Essas duas pessoas coexistem nos ambientes de negócios, e os dois mindsets estão presentes até em nós mesmos. Os de modelo fixo são excelentes consultores e especialistas no modelo de negócio atual. Já os de mindset de crescimento são os que vão nos ajudar a desenvolver novos modelos de negócios no futuro. Os de mindset fixo têm mais dificuldade de se abrirem para novas oportunidades de aprendizagem. Pessoas com o mindset de crescimento são disruptivas e transformacionais”, explicou Solange.

O encontro foi uma parceria entre o ES em Ação e a DVF Consultoria e Educação Empresarial, associada à Fundação Dom Cabral.

Para o secretário Executivo do Movimento Empresarial, Orlando Bolsanelo Caliman, o tema inovação é um assunto para dialogar dentro das associações. Ele reforçou o excelente trabalho que a trilha de conhecimento permite para a capacitação dos associados.

“Inovação é um tema muito importante e que precisamos debater. Vemos jovens entrando com startup no mercado de trabalho, e na indústria é tema que precisamos desenvolver fortemente”, disse o diretor de Inovação e Rede Empresarial do ES em Ação, Sergio Mileipe.

Nova Trilha de Conhecimento

Dando continuidade na programação da Academia da Rede Empresarial, nesta terça-feira, dia 1º de junho, será disponibilizado no site da Academia da Rede Empresarial, a Trilha de Gestão.

A nova trilha é composta por três cursos, sendo eles: Gestão do Tempo, Gestão de Projetos e Gestão de Riscos. Ela ficará disponível para acesso até o dia 31/07/2021.

Cada participante deve realizar, no mínimo, um curso da Trilha de Gestão para poder contar como participação. Lembrando que cada etapa concluída, acumula pontos que serão ranqueados por participante. Aqueles que tiverem melhor pontuação, serão premiados no final da trilha.

Para realizar os cursos a Trilha de Gestão, basta acessar o site da Academia da Rede: https://academyempresarial.lmsestudio.com/.