Leitos doados melhoram atendimento hospitalar no Norte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Já são notórios os resultados da ampliação de leitos para atendimento aos pacientes da Covid-19, no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus. Os leitos foram doados pelas empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com o apoio do movimento empresarial ES em Ação, no mês de abril.

Desta forma, a região norte do Estado foi contemplada pela iniciativa e dessa forma, iniciou-se todo o processo de montagem de estruturas modulares anexo ao Hospital, onde começaram a construção, em 20 dias, de duas unidades modulares (pré-fabricadas) contendo 30 Leitos de Enfermaria pós-Covid cada.

No mês de março, houve a crescente da taxa de ocupação hospitalar em todo o Estado, estando a Região Norte e o próprio Hospital Roberto A. Silvares com índices de ocupação hospitalar em leitos de UTI e Enfermaria exclusivos para tratamento COVID acima de 95%. No dia primeiro de abril de 2021, a taxa de ocupação nos leitos chegou a 100%.

De acordo com informações divulgadas pelo Hospital, após a implantação emergencial dessas unidades, foi possível perceber os resultados e melhoria no fluxo de atendimentos e internação dos pacientes conforme descrito abaixo:

● Melhorou assistência dos pacientes em único ambiente;

● Ampliou o número de leitos, suprindo a demanda de pacientes clínicos e de COVID-19;

● Ambiente climatizado, trouxe maior conforto e comodidade aos pacientes;

● Box isolados, proporcionou privacidade no cuidado de enfermagem ao paciente.

● Melhorou o fluxo de atendimento médico;

● Posto de enfermagem com ampla visão dos pacientes, facilita organização do processo de trabalho;

● Maior isolamento para funcionários e pacientes, reduziu a circulação de pessoas no interior do hospital;

● Toda estrutura foi equipada com segurança para higienização das mãos, potencializando o controle de infecção hospitalar;

● Assistência à manutenção preventiva e corretiva com resposta imediata trazendo segurança a equipe;

A união das empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com apoio do ES em Ação, permitiu a entrega dos 60 leitos em menos de 20 dias. Com a doação de mais de R$ 2 milhões das empresas, foi possível realizar as contratações para montagem da estrutura provisória, além disso, coube ao movimento empresarial a contratação de equipamentos e móveis a serem utilizados e que posteriormente serão doados ao Estado.