Equipe de Educação conhece estudo sobre tempo integral do IJSN

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No dia 27 de maio, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu a equipe do Núcleo de Educação do ES em Ação. Representado o ES em Ação, estiveram presentes o executivo de Educação, Luciano Gollner; a especialista Pedagógica, Ayone Sossai; a especialista de Gestão Educacional, Poliana Aroeira; e a articuladora de Políticas Públicas, Lara Ghiotto.

O encontro teve como objetivo apresentar o recente estudo sobre Educação em Tempo Integral desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu): a Nota Técnica “Educação em Tempo Integral – Meta 6 do Plano Estadual de Educação”, entre outros trabalhos.

“Muito importante e valioso esse trabalho do Instituto Jones de acompanhar e monitorar as políticas públicas do Espírito Santo. Especialmente no encontro de hoje, a gente conheceu o trabalho e estudo de acompanhamento da política educacional de tempo integral no Estado. Um material muito esclarecedor, que mostra o quanto o programa de educação em tempo integral tem avançado no Espírito Santo. Fruto de um trabalho de parceria e de muita competência e entrega da Secretaria de Educação”, disse o executivo de Educação, Luciano Gollner, ao final do encontro.

Luciano Gollner

Gollner aproveitou para dizer que o estudo mostrou o desafio de quanto se tem a avançar quando se olha pelas perspectivas dos municípios. E que o ES em Ação está à disposição para apoiar qualquer iniciativa que proporcione ampliar cada vez mais a educação do Espírito Santo.

“É muito interessante observar e confirmar a percepção de que precisamos, também, oportunizar para os municípios o trabalho de levar e apoiar as escolas de tempo integral para as redes de municipais”, ponderou o executivo de Educação.  

A apresentação foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Educação do IJSN, Kiara Demura, e contou ainda com a presença de Daniel Cerqueira, diretor-presidente do IJSN, e de Pablo Lira, diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones.

Estudo apresentado

Entre os trabalhos exibidos estavam a Nota Técnica 62 “Educação em Tempo Integral – Meta 6 do Plano Estadual de Educação”, que traz o desempenho geral do Estado do Espírito Santo, entre os anos de 2012 e 2020, bem como os resultados agregados obtidos tanto pela rede estadual quanto pela rede municipal de educação. A base de dados vem do Censo Escolar 2021 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Nota técnica

O objetivo do estudo foi apresentar a metodologia de cálculo utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o acompanhamento da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo foco é a Educação em Tempo Integral (ETI), meta também presente no Plano Estadual de Educação (PEE) do Espírito Santo.

A nota técnica traz ainda o desempenho geral do Estado do Espírito Santo entre os anos de 2012 e 2020, bem como os resultados agregados obtidos tanto pela rede estadual quanto pela rede municipal de educação, a partir de dados do Censo Escolar 2021 do INEP.

Resultados obtidos

Segundo os dados coletados no Censo Escolar do INEP 2021, as redes Estadual e municipal, somadas, foram responsáveis por mais de 90% do público-alvo da Educação em Tempo Integral (ETI) no Espírito Santo, no período entre os anos de 2012 e 2020.

O estudo apresenta ainda uma evolução significativa no número de alunos do público-alvo na rede estadual de ensino, saindo de 0,71% em 2012 até chegar à marca de 11,18% em 2020, o que representa um crescimento de 10,47 pontos percentuais no período. Em relação às escolas com ao menos 25% do público-alvo em jornada de ETI na rede estadual de ensino, o número saltou de 2,64% em 2012 para 16,71% das unidades em 2020, incremento de 14,07 pontos percentuais.

Acesse a NT 62 – Educação em Tempo Integral: Meta 6 do Plano Estadual de Educação pelo link: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/5904-nt-62-educacao-em-tempo-integral-meta-6-do-plano-estadual-de-educacao

*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do IPJM