O que pode ser considerado uma inovação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A resposta a esta pergunta e a outras sobre o tema vão estar em evidência na próxima quinta, dia 27 de maio, com a palestra “Mindset para Inovação”. O encontro será em novo horário: às 9h da manhã. “O mundo em transformação com o desenvolvimento exponencial das máquinas, qual o papel que resta para o ser humano? Podemos competir?”, também serão algumas das questões abordadas e esclarecidas pela palestrante convidada Profª. Solange Mata Machado.
Solange é pós-doutora em aplicação da Neurociência em Inovação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora e mestre em Inovação e Competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra é o primeiro evento online da Academia da Rede Empresarial e encerrará o primeiro ciclo de estudos dos participantes e será aberta a todos os interessados no tema inovação. O evento é gratuito.
O encontro é uma parceria entre o ES em Ação e a DVF Consultoria e Educação Empresarial, associada à Fundação Dom Cabral, e tem o objetivo de reunir a Rede Empresarial para debater, trocar experiências e esclarecer dúvidas sobre assuntos abordados nos cursos da Trilha de Inovação.
“Depois de 23 anos ou mais atuando como CEO, consultora e professora da disciplina de inovação, posso dizer que existe uma grande gap entre os que os executivos entendem por inovação e o que inovação realmente é. Bom, então o que é inovação? Existe um falso entendimento de que a inovação é simplesmente criar algo novo. Existe uma escala de criatividade para criar algo novo. No primeiro nível dessa escala, você cria algo novo em cima de algo que já existe. Isto é incremental. No segundo nível, você pode criar algo novo ou usando uma alavanca de tecnologia nova ou criando um novo modelo de negócio. Na última etapa, é quando se cria algo totalmente novo, sem precedentes anteriores. São questões e dilemas que serão debatidos durante a palestra, como forma de contribuir sobre a reflexão do tema”, disse a pós-doutora Solange Mata Machado.

Ela acrescenta que o “novo normal”, promovido pela crise da Covid-19 e como o mindset impacta na inovação também integrarão parte da discursão, no dia 27.

Academia da Rede Empresarial
O projeto da Academia da Rede Empresarial tem como finalidade contribuir no aperfeiçoamento da atuação dos secretários executivos, diretores e associados da rede, através de Trilhas de Conhecimento, com temas importantes ao cotidiano dos participantes. Desse modo, ajudando as associações a posicionar-se na sua região. 
O participante deve realizar no mínimo um curso de cada trilha de conhecimento. A cada etapa concluída, o participante acumula pontos que serão ranqueados. Aqueles que melhor pontuarem serão premiados no final de cada trilha.
O programa está dividido em quatro trilhas que serão disponibilizados no site da Academia (https://academyempresarial.lmsestudio.com/), conforme
calendário abaixo:
-Trilha de Inovação – Abr. a Mai. de 2021
– Trilha de Gestão – Jun. a Jul. de 2021
– Trilha de Liderança – Ago. a Set. de 2021
– Trilha de Relações Empresariais – Out. a Nov. de 2021

Cada trilha será composta por três cursos. A sua estrutura da capacitação será comtemplada com um curso online, vídeo sobre o tema abordado, texto de apoio e encontros online de encerramento da trilha.

Serviço:
O evento online é destinado aos participantes da Rede Empresarial, mas está aberto a qualquer interessado no tema. É gratuito.
Data: 27/05
Horário: 9H

Link de inscrição (Formulário):  http://bit.ly/palestrainovação27