Amear cria Núcleo de Educação no Norte do ES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No mês de maio, a Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) foi a primeira associação a implantar Núcleo de Educação próprio, iniciativa estimulada pelo ES em Ação. O grupo de trabalho vai atuar junto à gestão municipal das cidades de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva.

O Núcleo de Educação Municipal está sendo incentivado pelo ES em Ação com o objetivo de acompanhar, monitorar e apoiar políticas públicas para melhorar a qualidade e os níveis de aprendizado dos alunos nas regiões de atuação da Rede Empresarial.  A ideia é conectar as secretarias municipais com atores chaves da educação, permitindo desenvolver parcerias, apoiar as políticas públicas, monitorar e articular ações com as secretarias de Educação de cada região. O ES em Ação já realiza o mesmo tipo de trabalho com Núcleo de Educação próprio atuando junto ao Governo do Estado.

“No ano passado, teve o processo de eleição para prefeitos e nós estudamos um pouco sobre educação. O ES em Ação nos forneceu alguns dados para fazermos uma forma de debate. Acabou que a pandemia inviabilizou, mas mesmo assim a Amear tocou o projeto de uma forma diferente. Fizemos uma entrevista e colocamos no YouTube, separada por temas. A educação chamou nossa atenção pelos números, um pouco alarmantes, em relação às crianças e aos adolescentes estarem saindo das fases iniciais, terminando o ensino fundamental, com dificuldades de alfabetização e em matemática”, explicou o secretário Executivo da Amear, Lennon Guidolini.

De acordo com informações do Anuário 2020 de Todos pela Educação, de cada 100 capixabas que ingressam na escola, 89 concluem o ensino fundamental até os 12 anos; 68 concluem o ensino fundamental até os 16 anos e 60 concluem o ensino médio até os 19 anos. Por isso, o Movimento Empresarial busca estimular ações e estratégias para promover uma educação de qualidade para crianças, adolescentes e jovens.

“Isso ligou um alerta em nós, como associação empresarial. Nossa atividade não é apenas proporcionar sustentabilidade e desenvolvimento econômico, mas também fazer a sociedade crescer. E a educação é o principal meio para isso”, pontuou Guidolini.

Apoio e desenvolvimento

Com ajuda do Executivo de Educação do Núcleo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner, o Movimento Empresarial apoiou a Amear com direcionamentos iniciais para desenvolver o projeto e formar a equipe.

“A equipe é formada por profissionais com ótimos currículos, que passaram por secretarias. Foram professoras e também são servidoras.  O processo ainda está em fase inicial. Mas nossa meta é que até o mês de junho possamos ter um planejamento estratégico pronto para que possamos aplicar nos três municípios”, acrescentou Lennon Guidolini.

De acordo Guidolini, o planejamento das ações está sendo analisado com objetivos importantes levantados pelos atuais secretários de educação para melhor colaborar e se atender as expectativas e necessidades dos municípios.

Novos Núcleos

Segundo Luciano Gollner, já estão sendo encaminhadas conversas para implantação de outro Núcleo, desta vez no município de Cariacica. Na última quinta-feira, em reunião da Rede Empresarial, a proposta de formação dos grupos de trabalho em prol da educação municipal foi apresentada aos representantes das associações empresariais.

Programas de Educação no Estado

O Estado já possui projetos que impulsionam ações positivas para implementação de uma educação de qualidade, como o Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo e a Educação em Tempo Integral, ambos com apoio do ES em Ação. Tais atitudes potencializam e impactam, positivamente, e estão alavancando diversos indicadores educacionais.

O planejamento qualificado nos pilares de gestão, alfabetização e primeira infância, acompanhado com parcerias com as secretarias municipais, garantirá maior probabilidade de sucesso nas futuras implementações.