Planejamento para Gestão de Vitória é debatido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Prefeitura de Vitória realizou a Reunião de Trabalho – Planejamento Estratégico de Gestão de 2021-2024, na última sexta (07) e no sábado (08), no auditório da Fucape Business School. O evento contou com cerca de 70 participantes, entre secretários, subsecretários e técnicos da prefeitura. O trabalho tem suporte técnico do ES em Ação.

Na ocasião, esteve presente o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini. Em seu discurso, Pazolini reforçou a importância do planejamento e da gestão contarem com um o apoio técnico qualificado. “Temos a liberdade de abordar as escolhas técnicas, as escolhas que são embasadas no planejamento e numa fundamentação teórica”, disse o prefeito.

O ES em Ação forneceu suporte técnico para o Planejamento Estratégico da Cidade Vitória na nova gestão 2021/2024. No mês de fevereiro deste ano, o ES em Ação e a Prefeitura de Vitória formalizaram um Termo de Cooperação Técnica. O Movimento Empresarial deu suporte técnico para a formulação do planejamento, além de entrevistas com os principais agentes da cidade.

“O ES em Ação tem um apoio importante na coleta de informações para a gestão. Agrademos o apoio desde do dia que o presidente Fabio Brasileiro assinou o termo técnico. A partir disso, o Orlando ([secretário executivo do ES em Ação) esteve nos ajudando em todos os momentos”, agradeceu o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Rodrigo Taveira Rocha.

Dois dos quatro eixos de atuação do ES em Ação são o planejamento de Longo Prazo e a Gestão Pública. Os dois eixos caracterizam muito bem a parceria firmada entre o Movimento Empresarial e a Prefeitura de Vitória, pensando no planejamento do município para os próximos quatros anos.

“Acreditamos muito que, assim como na gestão privada, buscar entender o ambiente e os cenários, planejar as ações e estar preparado para mudar a estratégia quando o ambiente muda, é fundamental. Isso só conseguimos fazer com planejamento estratégico. Então, definir os eixos de atuação é saber quais recursos você tem para saber executar as ações e fazer um acompanhamento focado”, ponderou o secretário Executivo do ES em Ação, Orlando Bolsanelo Caliman.

O secretário Executivo do ES em Ação reforçou que o papel do Movimento é muito importante e que não acaba com a entrega do produto final, que são todos os estudos, projetos e ações que vão sair do seminário. Mas, sim, acompanhar o desenvolvimento, as adequações necessárias e apoio ao governo e a sociedade de Vitória para que esse planejamento realmente ecoe para o futuro.

Palestras

Durante os dois dias de Reunião de Trabalho, os participantes assistiram a palestra presencial do CEO do EloGroup, Sandro Valeri, com o tema de Inovação; e também as palestras do professor do Insper, Carlos Melo, sobre “Cenário Político e Social” e do professor da FGV, Samuel Pessôa, sobre “Cenário Econômico”. As duas últimas palestras aconteceram de forma online.

De acordo com o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Rodrigo Taveira Rocha, o evento foi organizado por apresentações, palestras e dinâmicas em grupos. No decorrer das apresentações, os participantes foram separados em sete grupos para realizarem atividades voltadas para temáticas dos eixos de Educação, Gestão, entre outros.

A Reunião de Trabalho – Planejamento Estratégico de Gestão de 2021-2024 respeitou as normas e protocolos decretados pelo Governo Estadual, mantendo a distância entre as pessoas e palestrantes.