Conheça os números da Educação de sua cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Educação é um dos temas prioritários dentro do ES em Ação e, por isso, nos últimos anos o movimento empresarial dedica uma atenção especial a esse tema. A construção de políticas públicas eficientes passa por entender de onde partimos. É apenas conhecendo a situação inicial dos municípios que os gestores públicos serão capazes de traçar estratégias e metas para os anos seguintes.

No Espírito Santo, a educação pública é ofertada em grande parte pelas redes municipais. Em geral, as matrículas municipais representam 88% da oferta dos anos iniciais e 66% dos anos finais do ensino fundamental. São as redes municiais que causam maior impacto na educação pública. Assim, o documento Diagnóstico Municipal da Educação é destinado a apoiar tecnicamente os gestores que assumirão essas pastas nos próximos anos.

O material faz parte da iniciativa #educaçãotransforma elaborado pelo ES em Ação em parceria com as instituições da Rede Empresarial. São documentos com o diagnóstico da educação pública de 33 munícipios do Estado onde as associações empresariais que compõem a Rede têm atuação. A proposta foi compilar em um único documento os principais indicadores disponíveis para a educação municipal.

Os painéis reúnem de forma simples os números educacionais para cada etapa de ensino, sendo elas: educação infantil, alfabetização, anos iniciais e anos finais. Dessa forma, é possível que gestores municipais identifiquem os principais pontos de atenção para transformar a educação em sua cidade.

Além disso, o ES em Ação vem se empenhando em pesquisar e analisar casos de programas e políticas públicas de sucesso em todo o Brasil. Como resultado dessas análises, identificamos em parceria com instituições parceiras pontos de alavancas para a educação municipal capixaba.

O compilado dessa análise também se encontra ao final dos relatórios com as nossas recomendações divididas em quatro temas: educação infantil, alfabetização na idade certa, ensino fundamental em tempo integral e valorização e formação continuada de professores. A partir de evidências e propostas inspiradas em inciativas de sucesso e estudos, espera-se que seja possível sinalizar a importância de uma educação pública de qualidade, bem como caminhos e soluções potentes para fazer nosso Estado avançar ainda mais.

A pesquisa junto aos municípios foi realizada em fevereiro deste ano de 2021. Os painéis com os resultados dos municípios podem ser baixados aqui.