Leitos pós-Covid doados por empresas prontos até dia 17

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Até o dia 17 de abril, os 60 leitos de enfermaria pós-Covid já estarão prontos para receber pacientes no hospital público Roberto Silvares, em São Mateus, no Norte do Estado. Toda a estrutura que está sendo montada numa área anexa ao hospital foi feita com recursos doados por três empresas, após termo de cooperação técnica do ES em Ação e a Secretaria de Estado da Saúde, assinado no último dia 7. As empresas são o Grupo Águia Branca, a EDP e a Suzano.

“A escolha do hospital onde os leitos estão sendo disponibilizados é uma decisão técnica da Secretaria de Saúde com base em onde o sistema está mais pressionado”, explica Fabio Brasileiro, diretor presidente do ES em Ação. O movimento empresarial está acompanhando a montagem e a aplicação dos recursos das empresas.

O trabalho de instalação das tendas já foi concluído e os boxes também. Nesta semana, serão instalados os leitos, informa Orlando Bolsanelo Caliman, secretário executivo do ES em Ação que monitora o trabalho diariamente. A previsão é que os leitos já estejam disponíveis para receber pacientes em recuperação da doença, após internação em UTI é no próximo dia 17.

O termo de cooperação técnica foi celebrado no último dia 07 de abril com o governador Renato Casagrande, os secretários de Estado Nésio Fernandes, da Saúde, e Álvaro Duboc, de Economia e Planejamento: o diretor-presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro e lideranças das três empresas. “Este é um movimento de suma importância e coloca o ativismo corporativo dos líderes do estado na vanguarda da responsabilidade social. Essa iniciativa de um grupo de empresas está sendo concebida com o apoio irrestrito do Movimento Empresarial ES em Ação, de forma aberta, colaborativa e horizontal”, disse Fabio na ocasião.