Ensinas participam de Summer Job no ES em Ação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma iniciativa do ES em Ação em parceria com o Ensina Brasil e Imaginable Futures com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência de trabalho em diferentes organizações sociais. É assim que quatro jovens Ensinas participam de um estágio de verão no Movimento Empresarial.

As Ensinas foram selecionadas para a terceira edição do Summer Job realizado pelo ES em Ação durante o mês de janeiro. Elas estão desenvolvendo projetos dentro da organização e contribuindo com a experiência de sala de aula proporcionada pelo Ensina Brasil em áreas de vulnerabilidade social. No estágio, também passaram a conhecer o funcionamento e atuação da ES em Ação, ampliando os conhecimentos no âmbito de políticas públicas.

No final de 2020,  elas participaram de uma seleção realizada pelo ES em Ação, começando os trabalhos na primeira semana de janeiro. A duração do Summer Job será até o próximo dia 31, encerrando a parceria com a apresentação dos resultados e da experiência desse período de trabalho.

SOBRE A PARCERIA DO ES EM AÇÃO

Esse é o terceiro programa de Summer Job realizado pelo ES em Ação. Realizado desde 2018, já passaram pela equipe outros quatro jovens Ensinas que contribuíram com suas pesquisas e visão na formulação das estratégias nos eixos de atuação da organização.

Em geral, além de integrar o time ao longo do mês de janeiro, os Ensinas criam uma relação mais próxima com a instituição ao longo do último ano de atuação em sala de aula. Dessa forma, a conexões são ampliadas, assim como possibilidades de parceria e impacto da organização.

Para Luciano Gollner, executivo de Educação do ES em Ação e coordenador do trabalho, esta é uma oportunidade de trazer a experiência adquirida pelos jovens nos municípios que atuam como educadores. “São jovens de alta performance, com uma diversidade muito interessante de conhecimento, para fazer um trabalho de curto prazo que nos ajuda a desenvolver ao longo do ano.”

Ele explica que três estão atuando numa pesquisa com os 78 municípios do Estado para entender como as secretarias de Educação estão iniciando este novo mandato a partir do resultado das Eleições. “Vamos chegar num retrato sobre as políticas públicas adotadas pelas redes municipais no âmbito da primeira infância, alfabetização na idade certa, tempo integral, formação e valorização de professores”, completa Luciano.

Conheça as Ensinas do Summer Job

Nome: ALICE SABRINA FERREIRA

Atuação: Estratégia de longo prazo

Mini Bio: Técnica em açúcar e álcool (UFRPE), licenciada em Química, especialista em educação ambiental e sustentabilidade, mestra e doutora em Tecnologias Energéticas e Nucleares (UFPE). Alice é professora, formadora, pesquisadora e palestrante, presta consultoria para empresas nacionais e internacionais atualmente é professora na rede Ensina Brasil e atua principalmente na área de formação de professores, secretários executivos e gestores em geral.

Nome: JÚLIA ZERLOTINI DE LUCAS

Atuação: Pesquisa sobre Educação Básica

Mini Bio: Júlia é formada em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É mestre em Ensino de Biologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante a graduação foi bolsista do Ciências sem Fronteiras e cursou parte da graduação na Universidad de León (Espanha). Desde 2015 atua como professora na rede pública de ensino ministrando aulas de Ciências e Biologia no ensino básico regular e no ensino para PPL (Pessoas Privadas de Liberdade).

Nome: DANIELA RIBEIRO MENDES FONSECA

Atuação: Pesquisa sobre Educação Básica

Mini Bio: Daniela é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Durante a graduação, organizou a 14ª Semana da Engenharia, um evento feito por estudantes, para estudantes, contando com mais de 600 congressistas. A Semana da Engenharia traz noções práticas para o curso que não são vistas em sala de aula, trazendo sempre novas tecnologias e formatos de gestão, com palestras e workshops. Além disso, foi monitora da disciplina de Análise Estrutural I durante o segundo semestre de 2016. Apaixonada por ensinar, Daniela sempre acreditou no poder da educação, da informação e da empatia e, com esses três pilares, quer ajudar a trazer educação de qualidade ao país.

Nome: PRISCILA KAREN RIBEIRO SOARES

Atuação: Pesquisa sobre Educação Básica

Mini Bio: Priscila é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestra em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UFPR. Durante a graduação, estagiou no Museu de Zoologia João Moojen, no laboratório de Ornitologia. Participou do projeto de extensão do Museu, onde ajudou a organizar eventos voltados para a conscientização ambiental e a realizou visitas guiadas. Participou do programa CsF, na Austrália, estudando na James Cook University. Durante o mestrado, realizou um projeto na área de ecologia e conservação. Participou do projeto de extensão “Aprendendo a ver” em escolas públicas do litoral do Paraná. Acredita que, através da educação, podemos impactar positivamente a vida das pessoas.