RAPS abre inscrições para seleção focada em políticos com mandato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp


A organização é parceira do ES em Ação e vai selecionar exclusivamente lideranças eleitas, nos níveis municipal, estadual ou federal; políticos de todo o Brasil têm até o dia 31 de janeiro para se candidatar 

Estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2021 as inscrições para o Processo de Seleção Líderes RAPS 2021. O edital completo está disponível no site da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS (www.raps.org.br/processo-selecao), pelo qual é possível realizar a inscrição para o Processo Seletivo. Os interessados devem possuir mandato eletivo ativo, em qualquer esfera de governo ou localidade. Para a escolha dos novos integrantes da organização, são levados em conta critérios afirmativos de diversidade de gênero, raça, região e partidária, de modo a reforçar cada vez mais a pluralidade e diversidade da RAPS. A organização é parceira do ES em Ação na busca de uma gestão pública eficiente.

“O Projeto Líderes RAPS tem como propósito apoiar e desenvolver líderes políticos, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que se tornem referência de qualidade na política brasileira, compreendam os princípios da sustentabilidade e os incorporem em sua ação política”, explica Mônica Sodré, cientista política e diretora executiva da RAPS. A RAPS é uma organização suprapartidária pioneira, criada em 2012, que busca contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio do apoio, da conexão e do desenvolvimento de lideranças comprometidas com um país mais justo, com mais oportunidades e qualidade de vida para todos e respeito aos recursos naturais.  

Os Líderes RAPS selecionados terão acesso a programas e conteúdos sobre democracia e sustentabilidade, além de ter a oportunidade de trocar experiências com lideranças políticas de todo o Brasil que já estão na rede da organização. Atualmente, a RAPS reúne mais de 670 integrantes dos 26 estados e do Distrito Federal, dos quais com 140 estão no exercício de mandatos eletivos, entre senadores, deputados, vereadores, governadores, prefeitos e vice-prefeitos. 

Entre os pré-requisitos para a seleção, os candidatos a novos Líderes RAPS precisam ser políticos que estejam no exercício de cargo eletivo, com mandato ainda em vigência no ano de 2021, e comprometidos com princípios de ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade. Na RAPS, os novos integrantes terão acesso a um ambiente que possibilita a integração e a troca de experiências entre pessoas que possuem desafios políticos e públicos semelhantes, com diferentes experiências e opiniões, além de atividades com organizações parceiras em temas diversos, fortalecendo seu conhecimento técnico em temas relevantes que dizem respeito ao dia a dia das diversas casas políticas e às decisões que devem tomar. 

O processo de seleção possui cinco fases, entre as quais um questionário para verificação do alinhamento do candidato com os valores da organização, uma entrevista com a Comissão de Seleção e análise de trajetória política. As entrevistas serão realizadas por telefone ou outras plataformas de comunicação online, por conta das medidas de segurança necessárias em meio a pandemia de Covid-19. Os resultados serão divulgados em março, quando serão conhecidos os novos Líderes RAPS que se somarão à rede a partir deste ano. 

Sobre a RAPS

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS é uma organização criada em 2012, com a missão de contribuir para o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro por meio do apoio, conexão e desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com a transformação do Brasil, estimulando a atuação em rede.  São pessoas em momentos distintos da política institucional e de diversos partidos que estão dispostas a colocar as diferenças de lado para dialogar e trabalhar em conjunto por um país mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e respeito aos recursos naturais disponíveis.

Atualmente, a rede da RAPS é formada por mais de 670 pessoas, das quais 140 estão no exercício de um mandato eletivo.