ES em Ação integra gestão de plano para retomada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O diretor presidente do ES em Ação Fabio Brasileiro participou da primeira reunião de trabalho, por videoconferência, do Conselho Gestor do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente. O encontro reuniu o governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes, representantes de secretarias de Estados, o ES em Ação, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Os três últimos formam as instituições parceiras do Governo na gestão do plano.

Na primeira reunião, foram definidas as ferramentas para acompanhamento e monitoramento do Plano, modelo de governança e a definição da periodicidade dos encontros. Para Fabio Brasileiro, o Governo vem permitindo um diálogo importante com o setor produtivo para o enfrentamento da pandemia. “Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Governo vem contribuindo com iniciativas importantes para a retomada econômica do Estado”, disse.  

O governador Casagrande reforçou os objetivos do Plano.  “Lançamos o Plano Espírito Santo visando mitigar os impactos causados à sociedade capixaba e criamos diversas medidas que tiveram a colaboração da iniciativa privada. Agora vamos tocar os projetos, tornando realidade a previsão da geração de 100 mil empregos. Criamos o Conselho Gestor do Plano, no qual nos reuniremos para deliberar as ações para atingirmos as metas. Seguimos enfrentando, mas aprendendo a conviver com a pandemia do novo Coronavírus”, explicou Casagrande.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, frisou a importância desse diálogo aberto e transparente do Governo com a sociedade e do poder público com o setor produtivo, bem como as instituições mantendo a colaboração constante de todos para conduzir e debater desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

“Queremos elaborar uma agenda programada para ao longo do ano que seja produtiva e monitoramento constante de todas as ações previstas no Plano Espírito Santo – Convivência Consciente. Gostaria de ressaltar que a população também poderá opinar e participar conosco deste trabalho. Este é um diferencial do Estado do Espírito Santo, a oportunidade de debater de maneira ampla e democrática com toda a sociedade”, disse Kneip.

Plano Espírito Santo – Convivência Consciente

Apresentado no dia 26 de novembro de 2020, o Plano Espírito Santo — Convivência Consciente é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas e com o objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

São previstos quase R$ 33 bilhões em investimentos dos governos do Estado, Federal e do setor privado até o final de 2022. A estimativa é de que sejam criadas mais de 100 mil vagas de emprego.

O Plano é resultado de um pacto, que foi selado entre o poder público e o setor produtivo para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, exigindo que as ações sejam executadas a partir de uma visão interdisciplinar e multisetorial, com foco em respostas inovadoras. O Movimento Empresarial ES em Ação é signatário do pacto e faz parte do Conselho Gestor do Plano.

Eixos

Ao todo, serão sete eixos de atuação: Desburocratização; Medidas Tributárias; Crédito e Financiamento; Monitoramento dos Impactos na Economia; Aceleração dos Investimentos Públicos e Privados; Inovação e Tecnologia e Geração de Emprego e Renda.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico