Conselho Operacional do ES em Ação recebe Governador para balanço do ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O governador Renato Casagrande e o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip, participaram da reunião de fim de ano do Conselho Operacional do ES em Ação na manhã desta quinta-feira. Eles falaram para os representantes das empresas mantenedoras do movimento empresarial, integrantes do Conselho Deliberativo e presidentes das associações empresariais.

‘É importante reconhecer as entregas de 2020 e planejar um 2021, que se apresenta cheio de desafios e oportunidades”, afirma Fabio Brasileiro, diretor-presidente do ES em Ação, sobre o encontro. Fabio e o conselheiro Ernesto Mosaner, representando o Conselho Deliberativo, comentaram as principais ações e resultados obtidos pelo movimento empresarial ao longo do ano para melhorar o ambiente de negócios, enfrentar a pandemia e tornar o Estado ainda mais competitivo. “2021 traz muita coisa boa para deixar o ES em condição de destaque e à frente do país”, disse Fabio.

Além de apresentar os principais índices econômicos, o conselheiro Mosaner aproveitou para agradecer as parcerias de 2020. “Queremos aproveitar para externar aqui os nossos melhores agradecimentos para todos que participaram deste trabalho conosco”, disse o conselheiro Mosaner.

Covid-19

O governador Renato Casagrande abriu sua fala no encontro anunciando para fevereiro o início da vacinação contra o novo Coronavírus no Estado. Segundo ele, a imunização de todos os capixabas deve durar alguns meses.  “Somente com a vacinação vamos conseguir salvar vidas e retomar a economia. Não existe ponto hoje mais importante do que este”, disse, pedindo aos participantes para redobrarem a prevenção diante do risco elevado de contaminação e óbitos dos últimos dias.

Casagrande informou que há uma pressão forte no sistema de saúde e o média móvel do número de óbitos que já esteve em nove, alcançou 20 mortes. “Não adianta o ‘me cansei’. As pessoas precisam continuar se cuidando. A sociedade está agindo normalmente numa situação de pandemia crescente”, alertou.

Apesar do ano difícil para a arrecadação, o governador anunciou que o Estado vai fechar 2020 com superávit. E agradeceu ao ES em Ação pela parceria na elaboração do Plano de convivência com a pandemia e retomada econômica do Estado. “O Estado é uma referência em transparência de gastos, ética e estabilidade política e vamos fechar 2020, quero anunciar aqui em primeira mão, com a nota A do Tesouro Nacional”.

Na área da Educação, outra bandeira do ES em Ação, o governador anunciou chegar a 93 escolas de tempo integral no ano 2021 e que a máquina pública estará 100% digital no novo ano. Pediu empenho para garantir os investimentos necessários para melhorar a logística do Estado, especialmente para viabilizar o corredor Centro Leste e a duplicação da BR 262. “Enfrentaremos uma crise social grande no ano que vem porque toda crise provoca oportunidades para poucos e empobrecimento de muitos. Precisamos garantir os investimentos e gerar empregos.”  

Economia

Apresentação do secretário Marcos Kneip

O secretário de Desenvolvimento Marcos Kneip aproveitou a reunião do Conselho para informar que já há sinais de recuperação da economia no ES com a geração de empregos formais e abertura de empresas com números equivalentes ao início do ano. Kneip reiterou a parceria com o ES em Ação e destacou, inclusive, que o movimento é parte da governança do Plano de retomada Econômica. “Agradecemos ao Fabio Brasileiro e ao Orlando Caliman Filho por toda a participação que tiveram e reuniões que participaram para ajudar na construção do plano. Estamos no caminho da recuperação.” 

O Conselho Operacional do ES em Ação é formado por lideranças de mais de 30 empresas do Espírito Santo, que fazem parte da governança do movimento empresarial, além de presidentes de associações empresariais regionais e membros do Conselho Deliberativo da entidade. A reunião desta quinta-feira foi digital e restrita aos integrantes do Conselho.