Mais duas escolas de tempo integral em Cachoeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cachoeiro de Itapemirim terá mais duas escolas em tempo integral a partir do modelo implantado pelo ES em Ação, em parceria com a Prefeitura e o Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (08) pela prefeitura no Diário Oficial do município, que passa a ofertar 900 vagas para alunos de Ensino Fundamental em quatro escolas da rede pública nesta modalidade.

No modelo da Escola da Escolha, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e têm a oportunidade de aprender com matérias do currículo convencional e com disciplinas eletivas, centradas no protagonismo e no projeto de vida dos alunos. As atividades acontecem tanto na sala de aula, quanto em espaços como ateliê criativo, brinquedoteca e biblioteca.

“Em 2018, em parceria com a prefeitura, começamos a implantar o modelo a partir da transferência de metodologia e treinamento de equipes e foi firmado o compromisso de ampliar a oferta a cada ano, que vem sendo cumprido pela administração municipal. O tempo integral garante aprendizagem adequada de crianças e jovens com habilidades e competências conectadas ao mundo”, conta Luciano Gollner, Executivo de Educação do ES em Ação.

O prefeito Victor Coelho, em entrevista ao ES em Ação, confirma que o modelo deu certo no município. “A educação em tempo integral em Cachoeiro segue três eixos: excelência acadêmica, formação para vida e competências para o século XXI. A experiência é positiva. São 541 alunos atualmente matriculados. Além da adesão da comunidade ao modelo, preenchendo mais de 90% das vagas nas duas escolas. Também se destaca a baixa taxa de abandono escolar e o crescimento da nota do Ideb. O modelo deu certo e vamos ampliar ainda mais”, disse ele, recentemente.

E cumpriu a promessa. No município, as unidades de ensino “Julieta Deps Tallon”, do bairro Zumbi, e “Profº Athayr Cagnin”, do Abelardo Machado, já funcionam nesse modelo. Em 2021, as escolas municipais “Prof. Florisbelo Neves” e “Prof. José Paineiras Filho”, localizadas nos bairros Novo Parque e Costa e Silva, funcionarão de acordo com o modelo de educação de tempo integral.

Gestores do ES em Ação, MESSES e Prefeitura de Cachoeiro durante encontro no ano passado.