Um convite para sua reflexão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Formar lideranças éticas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável é um dos principais eixos de atuação do movimento ES em Ação, organização sem fins lucrativos a que me dedico. Acredito fortemente que um dos principais caminhos para alcançar este propósito é oportunizar Educação de qualidade a toda nossa sociedade. Não conseguiremos avançar para um Estado mais justo e melhor para todos, se não iniciarmos a transformação por meio da Educação.

Nos últimos dois meses, realizamos intensa mobilização com a campanha #educaçãotransforma, para apontar evidências de que a Educação é meta prioritária para as novas lideranças municipais.  Em Vitória, por exemplo, uma capital, de cada 100 alunos da rede pública que concluem o 9º ano, o último do Ensino Fundamental, apenas 35 têm leitura adequada, e só 20 têm aprendizagem ideal em Matemática. Em Cariacica, município vizinho, apenas 14 entendem perfeitamente como usar os números e fazer contas, segundo dados do Ideb 2019.

É importante lembrar que apesar da realidade exposta, o Espírito Santo tem o melhor Ideb do país, o único indicador nacional de qualidade escolar.  De zero a 10, a nossa nota é 4,8. Vem avançando, mas se o Estado fosse aluno, não passaria de ano com esta nota.

O Governo do Estado vem exercendo um papel importante ao liderar o processo de melhoria consecutiva do ensino, entretanto, a jornada é desafiadora e precisa do envolvimento de um número cada vez maior de atores para transformar nossa Educação e, consequentemente, nossa sociedade.

Fomentamos ações em quatro áreas: Educação Infantil, Alfabetização na Idade Certa, Ensino Fundamental em Tempo Integral e Valorização e Formação Continuada de Professores. Para cada um dos temas, elaboramos um diagnóstico e uma análise propositiva com contribuições objetivas para apoiar os futuros gestores.

Por este motivo, aproveito para convidar você a conhecer este trabalho e colocar também a Educação na sua prioridade enquanto cidadão. Garantir o acesso de crianças à escola; exigir educação de qualidade para todos; fomentar iniciativas que visem a melhoria do ensino; desenvolver e capacitar novos líderes; apoiar e participar de projetos; abrir espaços plurais de aprendizagem e de inovação nas empresas; oferecer oportunidades a quem não tem.

Enfim, exemplos de algumas entre tantas outras ações que se refletirmos bem, nos custaria tão pouco. Pense nisso. O resultado será transformador.

Fabio Brasileiro é empresário e diretor presidente do ES em Ação