Conecta ES aborda construção de valores e consciência cidadã

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Neste ano, os Ensinas do município de Cariacica concluíram os dois anos de formação do programa

O Conecta ES, evento promovido pelo ES em Ação e Ensina Brasil abordou temas relevantes para a educação capixaba, como a construção de valores e a consciência cidadã para os alunos da rede municipal de ensino público, além do contexto atual das escolas municipais de Cariacica no período da pandemia.

O evento aconteceu de forma online, na noite desta terça-feira (24) e reuniu mais de 30 participantes ligados ao Ensina Brasil e ao ES em Ação. A ocasião também marcou a conclusão da primeira turma de jovens a atuar nas escolas municipais de Cariacica.

O Conecta ES, que ocorre desde 2019, tem como objetivo apresentar os Ensinas, como são chamados os integrantes do programa, e o trabalho realizado ao longo dos dois anos.

No encontro online, a analista de Educação do ES em Ação, Lara Ghiotto, fez questão de enfatizar como o impacto do programa Ensina Brasil nas escolas contempladas é importante. “O ES em Ação é parceiro do programa desde 2018 e acredita muito na formação que esses jovens recebem ao longo dos dois anos. Por isso, nosso objetivo é fazer esse evento a cada fim de ciclo do Ensina Brasil e gerar conexão entre esses jovens e instituições e empresas capixabas”

O evento promoveu uma reflexão sobre o aprimoramento de competências nos estudantes das redes municipais, e como o programa também auxilia no contexto social onde as escolas estão inseridas.

“É um evento que devemos criar conexão. O programa é importante e representa muito para a educação do Espírito Santo. Além de impactar no desenvolvimento de futuras lideranças, tanto na gestão pública quanto privada”, disse Luciano Gollner, Executivo de Educação do ES em Ação.  

Ensinas

O Ensina Brasil é um programa brasileiro com a parceria e apoio dos professores e da comunidade local, que busca desenvolver ao máximo o potencial e protagonismo dos alunos e proporcionar o ensina (participante do programa) uma experiência única de desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o Ensina Brasil tem como o objetivo expandir oportunidades educacionais e gerar impactos na comunidades locais.

“Juntando minhas duas casas profissionais [Ensina Brasil e ES em Ação], estou muito feliz, principalmente, por poder dar visibilidade para os ensinas. Nem todas as crianças têm um ensino de qualidade, e temos como objetivo dar a elas uma melhor educação. Sempre pensando no ensino de curto, médio e longo prazo, impactando junto à comunidade local delas. E a certeza disso, é que hoje temos mais de 50 ensinas alocados na rede de escolas de Cariacica”, explicou a coordenadora de Alumni do Ensina Brasil, Kézia Murta.

De acordo Kézia, o Ensina Brasil está inserido no estado do Espírito Santo há três anos, são 15 escolas impactadas e são 22 ensinas finalizando o programa e se tornando Alumni.