Heloisa Oliveira: desenvolver a criança é desenvolver a sociedade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Heloisa Oliveira, a convite do ES em Ação para a campanha #educaçãotransforma do ES em Ação explica como a organização trabalha e o porquê da educação na primeira infância ser tão fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Confira a entrevista especial:

 – Como iniciou o trabalho da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, e como é a atuação da Fundação para que políticas e práticas que priorizem a primeira infância?

Heloisa Oliveira – São mais de 50 anos de história. As primeiras linhas dessa trajetória estavam ligadas a uma homenagem: a motivação do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal e de sua esposa, Maria Cecilia Souto Vidigal, que criaram a Fundação em memória da filha, Maria Cecilia, que morreu aos 13 anos, vítima de leucemia. Incentivar a pesquisa no campo da hematologia moveu a Fundação até 2001. Então veio um novo capítulo dessa história, priorizando a escuta das novas demandas da sociedade. As necessidades haviam mudado e ajustamos o nosso foco.

Desde 2007, abraçamos a causa da primeira infância. E nosso propósito passou a ser esse período tão importante, esse início de vida que vai do nascimento aos 6 anos. Sempre baseadas no conhecimento científico, novas páginas foram escritas. Nasceram muitos projetos que se transformaram em ações de impacto concretas, como a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância – uma lei que impulsiona a criação de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças pequenas.

Brotaram também parcerias que renderam simpósios internacionais, estudos com resultados comprovados, projetos com impactos reais e escaláveis, capacitação de lideranças e de membros da mídia, filmes que alcançaram novas audiências, programas que viraram política pública.

Seguimos em busca de novas maneiras para valorizar, cada vez mais, a narrativa dos nossos protagonistas: as crianças pequenas. Queremos continuar espalhando a ideia de que semear o pleno desenvolvimento nessa fase é colher por toda a vida.

– A ciência já mostrou que se melhorarmos as condições de vida das crianças especialmente as mais vulneráveis agora em seus primeiros anos de vida, garantindo saúde, nutrição, segurança e educação de qualidade, aumentamos muito as chances de um futuro melhor para elas. Explica melhor as vantagens para uma sociedade que investe na primeira infância.

Heloisa Oliveira – Pesquisas apontam que investir no desenvolvimento infantil é uma das estratégias mais eficientes para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza – é a melhor maneira de impedir que a miséria se torne hereditária. Para combater desigualdades, o investimento nas crianças é muito mais eficiente do que criar programas compensatórios no futuro, por isso dizemos que o investimento em primeira infância é transversal. Ele afeta todas as outras áreas: saúde, segurança, educação, trabalho…

As experiências vividas pelas crianças, hoje, moldam seu futuro – e seu potencial de colaborar com a sociedade. Boas experiências abrem as portas para uma vida mais completa e mais satisfatória. As evidências apontam que crianças que recebem cuidados de qualidade na primeira infância têm mais chance de obter melhores empregos na vida adulta, com salários em média 25% maiores.

Pesquisas que valeram o prêmio Nobel da Economia ao americano James Heckman, no ano 2000, mostram que o dinheiro aplicado em cuidados com as crianças em situação de vulnerabilidade volta para a sociedade na forma de economia com programas sociais, taxa de violência menor, nível salarial maior (que se traduz em produção maior de riquezas e mais impostos para sustentar os programas do governo). Segundo o próprio Heckman, o retorno sobre o investimento nesta fase é de 13%.

Infelizmente, o oposto também acontece: situações estressantes que perduram muito tempo, como as consequências da pobreza extrema, da negligência e da violência, por exemplo, podem comprometer o desenvolvimento pleno de uma criança. Nós acreditamos que devemos desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

– Um dos maiores problemas na etapa da educação infantil é a dificuldade de acesso as creches principalmente para as famílias com crianças de 0 a 3 anos com faixa de renda mais baixa. Como podemos resolver esse problema que começa a acentuar a desigualdade de oportunidades já nos primeiros anos de vida?

Heloisa Oliveira – É uma obrigação dos municípios ofertar vagas em creche para todas as famílias que tenham interesse. A creche não apenas permite que os pais possam trabalhar. Ela tem papel decisivo no desenvolvimento da criança.

Não à toa, a meta número 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) é de que, até 2024, 50% das crianças até 3 anos estejam matriculadas em creches. Para atender este desafio, é preciso:

– Conhecer a real demanda por creches no município, que pode ser diferente da meta estabelecida no PNE de 50%.

– Planejar e implementar ações para atender essa população.

– Estabelecer como prioridade as famílias mais vulneráveis, para – oferecer estímulos adequados às crianças.

– Garantir não apenas a quantidade, mas a qualidade do serviço, com profissionais qualificados, práticas pedagógicas enriquecidas, espaço físico e materiais apropriados.

– Qual o trabalho da Fundação para as  eleições municipais? A Fundação tem algum trabalho focado na gestão municipal?

Heloisa Oliveira – Sim, as políticas para a primeira infância se materializam no nível municipal e estamos engajados em sensibilizar os candidatos e futuros gestores para essa agenda. Com o projeto “Primeira Infância Primeiro”, queremos mostrar para esses candidatos e futuros gestores sobre a importância da primeira infância e estamos fazendo isso por meio da disseminação de informações e conteúdos como: a plataforma Primeira Infância Primeiro, onde são disponibilizados indicadores de todos os municípios brasileiros, apoiando o gestor na identificação das áreas mais vulneráveis e que demandam priorização nas políticas públicas, além de materiais informativos e recomendações de políticas que podem apoiar os candidatos no desenho de seus planos de governo;

E a parceria que fizemos com a RAPS, com quem elaboramos um Guia Temático, com propostas de políticas públicas e diretrizes da primeira infância, que serão recomendadas pela organização para a sua rede de líderes.

O projeto Primeira Infância Primeiro pode ser acessado na plataforma:

https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/

Guia Temático no link:

https://bit.ly/31dDUQS

Assista vídeo da campanha #educaçãotransforma com Heloisa Oliveira