Governo digital melhora a oferta de serviços ao cidadão

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O uso da transformação digital para capacitar e melhorar o serviço público. Essefoi o tema apresentado quinta-feira (24), na live Governo Digital, do programa Diretrizes 2020, promovida pelo ES em Ação e a Rede Empresarial, com o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Diniz Lara.

O subsecretário apontou, por meio de pesquisas recentes, a importância da oferta de serviços públicos digitais, e apontou que o Espírito Santo está em 5º lugar no ranking dos Governos Estaduais e Distritais de oferta de serviços digitais. “É um tema muito relevante e os Estados precisam pensar nisso e colocar mais em prática. Regulamentar a modernização e capacitar o acesso aos serviços públicos com um quadro geral de serviços e sistema de agendamento digital (carta de serviços). Outro ponto importante é a identificação do cidadão, uma nova lei sancionada pelo governo criou uma possibilidade de assinatura digital. O último ponto é a questão da ouvidoria e a simplificação do serviço”, explica.

Além disso, Rodrigo destaca sobre a grande fragmentação de portais dentro dos municípios. “Ter um portal único facilitaria o relacionamento com os usuários, que é o caso do gov.br, login único do governo que já existe em alguns lugares do Brasil, já tem 70 milhões de usuários cadastrados e facilita a identificação dos cidadãos”, diz.

Ele também aponta indicadores novos de uso de tecnologias na gestão urbana. “Bilhete ou cartão eletrônico para uso de transporte público, ônibus com GPS, sistema de iluminação inteligente, conectado a uma rede de comunicação que permite alterar a intensidade da luz à distância por exemplo, e uma rede de semáforos controlada a distância”, pontua Rodrigo.