Garantir Educação de qualidade é o desafio dos municípios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Metade das crianças de escolas públicas do Brasil e do ES chegam ao terceiro ano do ensino fundamental analfabetas, sem saber o básico de português e matemática. Está é a triste realidade do setor de educação no país, apresentada na live sobre Educação nos Municípios, do programa Diretrizes 2020 promovido pelo ES em Ação e a Rede Empresarial. O evento foi com o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner.

O palestrante mostrou dados da educação municipal do Espírito Santo. “Considerando as etapas de ensino, os anos iniciais têm maior peso nas redes municipais, que apresentam as maiores dificuldades em termos de capacidade financeira e de recursos. Diante desse cenário difícil, essas redes não conseguem entregar uma educação de qualidade”, explica.

Mudança

Ele diz que esse quadro pode ser revertido. “O brasileiro tem como reverter esse quadro. A educação é uma construção de longo prazo, assim como qualquer outra política pública. Precisa se adaptar às adversidades, mas acima de tudo, continuar. E onde vemos que funciona é onde temos que dar continuidade”, afirma. “Nossas prioridades para alavancar as mudanças estão na primeira infância, a alfabetização na idade certa e a educação em tempo integral”.

A live Educação nos municípios faz parte do programa Diretrizes 2020 do ES em Ação e da Rede Empresarial com objetivo de qualificar o debate para as Eleições Municipais.

Caso queira assistir as lives do programa, elas estão disponíveis no canal do Youtube do ES em Ação.