Diretrizes 2020: finanças municipais em situação crítica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A maioria dos municípios está com as finanças em situação crítica. A constatação foi apresentada por Rodolfo Fiori na live sobre Finanças Públicas e Equilíbrio Fiscal, do programa Diretrizes 2020 promovida pelo ES em Ação e a Rede Empresarial. Ele é cofundador da Gove, uma plataforma de tomada de decisão para eficiência de governos, que já gerou mais de R$100 milhões em ganhos de eficiência às administrações públicas de municípios brasileiros.

 “Do ponto de vista de recursos, aproximadamente dois terços dos municípios brasileiros, incluindo os do ES, está em uma situação difícil ou crítica. Agora, no cenário pós-pandemia, essa situação se agravou e a tendência é piorar. Em função da quebra das receitas municipais, alguns serviços começam a ser interrompidos, e áreas de saúde e educação que consomem mais dinheiro do orçamento público municipal também saem prejudicadas”, disse ele.

Rodolfo Fiori cita três pontos principais para colocar em pauta nas conversas com os candidatos dentro dos municípios. “Um ponto super importante é ter uma área de controle interno para olhar os custos, um segundo ponto é ter uma olhar especial para a folha de pagamento e outro, dado o perfil dos municípios do ES que tem uma alta dependência, é ter uma área muito bem estruturada de capacitação de recursos externos”.

Caso queira assistir a live, ela está disponível no canal Espírito Santo em Ação no Youtube no link:

https://www.youtube.com/channel/UCRKKDBKi2ajA9aJUhMxO5kw