Assembleia Geral aprova orçamento e projetos do ES em Ação

A diretoria do ES em Ação e a presidência do Conselho Deliberativo reuniram mantenedores, conselheiros e a Rede Empresarial em Assembleia Geral na última quarta-feira, às 17h30. Em encontro virtual, a participação foi maciça e qualificada com a maioria dos líderes das empresas mantenedoras do movimento empresarial. Na pauta, o plano de trabalho deste ano, com explicações dos projetos desenvolvidos para cada eixo estratégico de atuação.

O diretor presidente do ES Em Ação Fabio Brasileiro destacou a importância do movimento empresarial na articulação de projetos e políticas públicas com objetivo de desenvolver o Estado. E ressaltou, especificamente este ano, o papel de interlocução com o Governo do Estado que vem sendo exercido durante a pandemia na busca de soluções e medidas em prol da preservação da vida e dos empregos no Estado. “O trabalho feito pelo ES em Ação, junto às entidades e federações por meio do FEF, para o setor produtivo foi fundamental para o enfrentamento da crise na saúde”, citou Fabio. Acrescentando, que a atuação do ES em Ação hoje já tem reconhecimento nacional.

O presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Nunes Theodoro declarou a sua satisfação em ver o crescimento do movimento empresarial, que surgiu no início dos anos 2000 num contexto de crise política e crime organizado no Estado, e que hoje tem tantas ações e frentes de trabalho. “Precisamos apoiar cada vez mais o trabalho de pessoas que pensam em desenvolver o Espírito Santo e parabenizo a todos que estão envolvidos neste propósito”, disse.

Projetos

Entre os principais projetos apresentados na Assembleia, estão os da área de Educação como a política de alfabetização na idade certa, a escola de tempo integral e a agenda pela qualidade do ensino no Estado, segundo o Executivo de Educação Luciano Gollner.  Já na área de Formação de Lideranças, o diretor do ES em Ação Paulo Wanick explicou a atuação voltada para formação de jovens que tenham vocação para o empreendedorismo, articulação política e excelência em serviço público. “Acreditamos na transformação social pela liderança pública eficiente”, reforçou Wanick.

Também na área de gestão pública, foi apresentado o programa Diretrizes 2020 com objetivo de apoiar as associações empresariais com conteúdo e método para as interações com os candidatos nas eleições municipais deste ano. Segundo o diretor de Mobilização e Relacionamento, Rimaldo de Sá, o programa compartilha conhecimento baseado em evidências e indicadores também com a sociedade para permitir uma troca genuína e construtiva entre sociedade civil e os futuros prefeitos.

Além da explicação com detalhes de tudo que está sendo realizado este ano, também foi feita para os mantenedores a prestação de contas com despesas e receitas do ES em Ação. O diretor de Gestão e Governo Digital Nailson Dalla Bernadina considerou a agilidade e eficiência da equipe mesmo numa situação adversa com o home office que permitiu até a reavaliação na forma de prestação de serviços e economia de gastos com a mudança de sede do ES em Ação. O movimento empresarial conta hoje com 33 mantenedores e todos os demonstrativos financeiros estão disponíveis aqui no site. O plano de trabalho, o orçamento e as demonstrações financeiras foram aprovados por unanimidade pelos participantes.