A Rede Empresarial em 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“O futuro da Rede 2020” esse foi o tema do Fórum da Rede Empresarial nesta terça-feira (10), na sede do ES em Ação, com objetivo de planejar ações conjuntas da Rede para o próximo ano. Com o intuito de identificar e potencializar possíveis parceiros e cases que possam ajudar no desenvolvimento regional, o ES em Ação convidou a diretora executiva e cofundadora da Impulso, Isabel Opice, e a diretora de Gestão e Comunicação da Comunitas, Patrícia Loyola, para palestrar para os representantes das associações empresariais.

A diretora executiva da Impulso explicou o que faz a organização que trabalha com governos municipais de médio porte para melhorar a entrega de serviços públicos. Atualmente, a Impulso está como parceira técnica do Programa Cidades do Instituto Arapyaú, desenvolvido no município de Cachoeiro de Itapemirim junto do Movimento Empresarial do Sul do Estado do Espírito Santo (Messes). O programa está atuando em projetos na área de educação e saúde.

“Nossa atuação em Cachoeiro começou em agosto desse ano e ficaremos no município até junho de 2020. Foi muito importante ter o Messes como parceiro, pois ajudaram na conexão com o município e acompanham o andamento do projeto”,

Já Patrícia Loyola explicou que a Comunitas é uma organização social que apoia o aprimoramento da administração pública, tanto em prefeituras quanto em governos federais. “Acreditamos muito em uma coalisão de lideranças privadas e públicas em torno de um benefício comum e sabemos que isso também é um valor para o ES em Ação, por isso foi tão importante participar desse momento de troca. ”

Reflexão

Na parte da tarde, os representantes das seis associações presentes realizaram um exercício de reflexão. Após muita troca, elaboraram um material com o propósito e o valor da atuação em Rede, além de como agir e o que fazer para atingir os objetivos.

O diretor de inovação e da Rede Empresarial do ES em Ação, João Brito, destacou a importância das Redes estarem integradas e cada vez mais juntas. “Precisamos fomentar essa união entre as associações e criar uma agenda clara para 2020. Além disso, enquanto líderes das nossas associações temos a obrigação de mobilizar a sociedade para pautar relevantes. Sabemos que nem sempre serão pautas agradáveis, mas é importante para construímos uma sociedade melhor”, disse João Brito.

Para o vice-presidente do Messes, José Bessa, o fórum foi muito positivo.  “Oportuniza a interação entre as várias regiões do Estado e ajuda nas soluções para os problemas, sendo eles comuns ou específicos de cada região. No Sul, tentamos também por meio da parceria constante com ES em Ação, mediar soluções para os problemas locais”, valorizou.

IMG_0186