Escola Viva

O Programa “Escola Viva” consiste na criação de escolas públicas da rede estadual com a oferta em tempo integral, cujas propostas pedagógicas proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-lo no planejamento e execução do seu projeto de vida.

O modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE) traz inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos, sendo esses, a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências do século XXI.

Além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum, há a parte diversificada, onde os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de vida de cada estudante.

escola em tempo integral

Sobre o Projeto de Vida

O Projeto de Vida consiste na elaboração de metas acadêmicas e de âmbito pessoal de cada estudante. Nesse processo, o aluno deve planejar e optar pelas disciplinas que fazem sentido para a realização do seu projeto de vida.

Cada estudante elabora seu próprio projeto e é estimulado a refletir sobre como as escolhas e decisões implicarão na vida presente e futura. Ao longo do tempo, o projeto de vida vai sendo revisado com o apoio de um professor orientador, que vai ter como tarefa ajudar o aprimoramento constante do aluno.

Atualmente, há 32 “Escolas Vivas” no estado do Espírito Santo, as quais oferecem 20 mil vagas. Para os próximos anos, há previsão de abertura de mais escolas em todo o estado.

Parceria

Os patrocinadores do Programa “Escola Viva” incluem ArcelorMittal, Fibria, Instituto Fucape, Chocolates Garoto, Grupo Águia Branca, Samarco S.A., Sicoob e Vale S.A, com a parceria do Espírito Santo em Ação, Secretaria Estadual de Educação, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação e Instituto de Qualidade no Ensino.

Excelência Municipal

 

O Programa Excelência Municipal é uma iniciativa para impulsionar o desenvolvimento dos municípios do estado do Espírito Santo a nível local e nacional. Atua como norteador da priorização dos investimentos públicos e das áreas de maior relevância para a construção das cidades que queremos. É uma entrega para a sociedade que visa tornar os munícipes mais autônomos, dotados de senso crítico e participativos nos processos públicos locais.

O programa busca inovar e implementar novas frentes de construção de um Estado de referência nacional em desenvolvimento e neste sentido fornece aos municípios utilizando tecnologias de suporte (plataforma) e modelos de apoio in loco com capacitações, apoio técnico e governança.

A plataforma

É uma ferramenta pública, transparente, acessível, com alto grau de confiabilidade dos dados, condizente com a realidade do desenvolvimento local, alinhada com a agenda global de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda ES 2030.

Base de dados atualizada anualmente, indicadores comuns a todos os municípios, dados de fácil leitura e entendimento com a possibilidade de domínios exclusivos para cada municipalidade e integração com outras plataformas de indicadores públicos municipais.

 

Diretrizes 2018

Mapa da Educação Profissional

 

O Mapa da Educação Profissional – MEP é uma plataforma colaborativa para ajudar o mercado capixaba no planejamento da força de trabalho no Espírito Santo. Reúne em um único lugar informações sobre os profissionais que as empresas precisam e os cursos de educação profissional existentes em todo o Estado.

Coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves e desenvolvido em parceria com o Espírito Santo em Ação e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, o Mapa da Educação Profissional foi construído como resultado de debates e estudos, realizados ao longo da última década e envolvendo governo, escolas e empresários, em torno de duas questões centrais para o planejamento de cada setor: qual a formação profissional que o mercado capixaba precisa; e qual a formação profissional que o mercado capixaba oferece.

Desenvolvido como uma ferramenta colaborativa, na qual as escolas e o setor empresarial participam fornecendo informações, respectivamente, sobre a oferta de cursos de qualificação profissional e a quantidade e formação desejada para o profissional, o MEP tem como objetivo geral otimizar a provisão de educação profissional para oportunizar o mercado de trabalho local, associando a oferta à demanda. No curto prazo, busca-se estabelecer um canal de comunicação permanente entre empregadores e escolas e melhorar a composição imediata da oferta de vagas da educação profissional. No médio e longo prazo, o objetivo é adequar o tamanho, a composição e a formatação da oferta de cursos à demanda do mercado de trabalho local; aumentar os incentivos à formação profissional; facilitar a conexão entre a procura das empresas e a busca por emprego e, principalmente, aumentar a utilização de mão de obra local.

Acesse aqui o MEP!

 

Ensina Brasil

2018 . Espírito Santo em Ação . Todos direitos reservados
Espírito Santo em Ação