Um olhar multidimensional sobre segurança pública

Pegue um tema envolvente, misture a ele quatro mulheres com conhecimento para compartilhar e pronto! Essa foi a receita de sucesso do Painel Segurança Pública: Desafios de Gestão e Políticas Públicas, realizado quarta-feira, 25 de julho, no auditório do edifício América Centro Empresarial, em Vitória. O evento integrou a agenda da Rede Capixaba de Inteligência, foi realizado em parceria com o Espírito Santo em Ação e reuniu a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Estado, Ana Paula Tauceda, as subsecretárias de Estado de Cidadania e Inclusão Social, Gracimeri Gaviorno, e de Assistência Social, Clarice Imperial, e a professora de Direito da Ufes, a Doutora Brunela Vincenzi. A mediadora foi a Analista de Projetos e responsável pelo comitê de Gestão Pública e Social do ES em Ação, Amanda Quenupe.

Diferente de outros eventos da Rede, cujo convidado costuma ser sempre um representante da área policial, a proposta inovadora do encontro desta semana foi debater segurança pública com um olhar multidimensional sobre o tema, abordando as ações de prevenção à violência, e levando em consideração as vertentes da academia, da assistência social e da Justiça do Trabalho.

O painel temático contou com a presença do diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, que apresentou a entidade e explicou a relação da Rede com o movimento empresarial. “Educação, formação de lideranças e gestão pública eficiente são os nossos pilares de atuação e segurança tem tudo a ver com gestão pública”, justificou.

Gracimeri Gaviorno foi a primeira painelista a se apresentar e falou sobre a Lei 13.675/18, que segundo a própria, corrige um equívoco de interpretação em relação ao Artigo 144 da Constituição ao esclarecer a responsabilidade de todos os entes federativos em relação à segurança pública.

“A criação de uma Política Nacional de Segurança foi um grande passo para a instituição de políticas públicas promotoras da paz social. É o que se verifica no estabelecimento dos princípios, diretrizes e objetivos que destacam a participação social e o enfrentamento à violência de gênero e a grupos vulneráveis. Segurança pública é um tema que exige transversalidade de valores diferente do que muita gente pensa não é trabalho só de polícia. Ela exige diálogo com todos os serviços”.

A contribuição das universidades na construção de políticas públicas para mulheres no Brasil e o trabalho da assistência social na promoção e garantia dos direitos dos indivíduos e suas famílias foram o segundo e terceiro assuntos abordados, apresentados, respectivamente, por Brunela e Clarice.

Defendendo a máxima de que é preciso “pensar em educação e direitos humanos sem ser clichê”, Brunela destacou que ao incluir pessoas por meio do sistema de cotas, a universidade começa a formar profissionais preocupados em mudar a realidade. “Estamos falando de uma política que vai introduzir no mundo no conhecimento pessoas que vão fazer a diferença”, reforçou ela, destacando o seguinte dado: a presença feminina é superior à masculina em 56% dos cursos oferecidos na Ufes.

E Clarice Imperial, mesmo reconhecendo que a política de assistência social é pouco palpável e o quanto ela costuma ser associada a ação social e trabalho filantrópico, deixou uma reflexão depois de apresentar a forma de atuação das equipes da secretaria. “Aprendi isso com um professor: Política pública é tornar possível aquilo que é necessário”.

Ana Paula Tauceda fechou a noite relacionando políticas públicas ao trabalho e esquentou a discussão ao fazer a seguinte analogia: a falta de trabalho gera exclusão social e exclusão social gera violência. “Violência esta que numa hora vai bater em nossas portas. Resumindo, trabalho tem tudo a ver com segurança e fico feliz em ver a Rede Capixaba de Inteligência saindo da caixa e trazendo o debate da segurança para uma discussão maior”.

O evento, muito elogiado pelos convidados, foi encerrado com um debate mediado pelo membro da Rede, coronel José Nivaldo Vieira.

IMG_5191 IMG_5194 IMG_5198 IMG_5212 IMG_5223 IMG_5230 IMG_5234 IMG_5239 IMG_5245 IMG_5249 IMG_5252 IMG_5269 IMG_5274 IMG_5293 IMG_5308
<
>