Representantes do Sicoob conhecem a metodologia da Escola Viva, além das ações e projetos em andamento no ES em Ação

O Programa de Visitas Itinerantes às Mantenedoras do Espírito Santo em Ação fez uma parada diferente. Nesta quinta-feira, 18 de outubro, o encontro aconteceu na Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, com a presença de diretores e líderes do Sicoob. Na oportunidade, o grupo conheceu de perto a metodologia da escola em tempo integral, além da história e números do movimento empresarial.

O programa foi lançado como parte das comemorações dos 15 anos do ES em Ação e tem como proposta divulgar as ações e projetos em desenvolvimento na entidade às suas empresas mantenedoras.

O diretor-presidente do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, começou agradecendo a parceria do Sicoob e apresentando os projetos do movimento. “O objetivo desses encontros é divulgar as ações que temos desenvolvido com a ajuda de vocês, mantenedores. E nada melhor do que trazê-los para dentro de um projeto que deu muito certo, a Escola Viva”, destacou, antes de elencar os três pilares da instituição, educação, formação de liderança e gestão pública, e justificar o porquê do movimento empresarial estar debruçado sobre eles.

“Entendemos que não conseguimos desenvolver uma sociedade sem esses pilares”.

Após a apresentação institucional, Ayone Sossai, do Núcleo de Educação, apresentou o programa da escola em tempo integral e sua proposta. “O objetivo dessa educação diferenciada é oportunizar educação básica de qualidade a todos os capixabas”, resumiu.

Os convidados do Sicoob conheceram, através dos próprios estudantes, toda a metodologia da escola em tempo integral, como ela funciona e sua estrutura física. Essas escolas possuem um modelo diferenciado, que visa formar alunos autônomos, solidários e competentes, através da base curricular comum, aulas eletivas, clubes e a construção de um projeto de vida feito pelo próprio aluno que se torna protagonista da sua história.

Ao final da visita, os alunos contaram um pouco de sua experiência na Escola Viva. Para a aluna Brenda Carla, 16 anos, o que ela mais sentiu diferença foi o trabalho feito com os alunos na hora da escolha do projeto de vida. “Na maioria das escolas pelas quais passei sempre somos vistos como um número, mas aqui não é assim, os professores, além de visar a excelência acadêmica, também trabalham o nosso projeto de vida. Enxergando a construção de um futuro além da escola”.

Já passamos por quais empresas?

Desde o início do programa os diretores do ES em Ação já percorreram algumas empresas, como: Águia Branca, Divisão Comércio do Grupo Águia Branca, Vale, Vix Logística, Fibria e ArcelorMittal.

IMG_7198 IMG_7204 IMG_7212 IMG_7214 IMG_7222 IMG_7227 IMG_7234 IMG_7244 IMG_7249 IMG_7252 IMG_7262 IMG_7265
<
>