Programa de Visitas Itinerantes às Mantenedoras chega à Vix Logística

Segunda-feira, 16 de julho, 8 horas. O Programa de Visitas Itinerantes às Mantenedoras do Espírito Santo em Ação teve nova parada. Nesta semana, o diretor-presidente, Luiz Wagner Chieppe, a equipe do Núcleo de Educação, Ayone Sossai e Poliana Aroeira, o diretor-institucional do Instituto Líderes do Amanhã, Hélio João Pepe de Moraes, o diretor de Desenvolvimento, Orlando Bolsanelo Caliman, e Marcelo Cardozo, Relações Institucionais do movimento empresarial, foram recebidos por diretores e gerentes da Vix Logística, empresa da Divisão Logística do Grupo Águia Branca, durante o treinamento PDL – Liderança de Alta Performance, no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

A dinâmica do evento, lançado como parte das comemorações dos 15 anos do movimento empresarial e cuja proposta é divulgar as ações e projetos em desenvolvimento na entidade às empresas mantenedoras, foi exatamente a mesma dos anteriores. Chieppe fez a apresentação institucional, Ayone falou sobre o Programa de Educação em Tempo Integral e Hélio João Pepe de Moraes mostrou algumas ações e desafios do Líderes do Amanhã.

Diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, que além de mantenedor do Espírito Santo em Ação também investe no Programa de Educação em Tempo Integral, o diretor-presidente iniciou sua apresentação contextualizando o momento histórico em que a entidade nasceu.

“O ano era 2003 e vivíamos uma grave crise institucional, a situação era tão complicada que nos fez perder negócios importantes. Diante daquele cenário de instabilidade, um grupo de 16 empresários e executivos se articulou para propor um novo Espírito Santo com um ambiente institucional equilibrado, com as instituições fortalecidas e com visão de futuro”, explicou ele.

Chieppe também expôs os números atuais do movimento empresarial: 37 mantenedoras, 21 projetos em andamento, 200 voluntários e 100 entidades E tudo isso, como fez questão de destacar, gira em torno dos três pilares que gerem a rotina da entidade – Educação, Formação de Liderança e Gestão Pública Eficiente.

A experiência bem-sucedida do Estado com o Programa Educação em Tempo Integral foi o segundo assunto apresentado. Ayone Sossai mostrou os números e os gargalos que cercam a educação capixaba, e o caminho que levou a diretoria do Espírito Santo em Ação a trazer de Pernambuco essa metodologia diferenciada, cujo modelo visa formar alunos autônomos, solidários e competentes.

“Nosso Núcleo tem como meta levar a metodologia do Programa Educação em Tempo Integral a todos os 78 municípios do Estado, e isso até 2030, já que no Espírito Santo em Ação pensamos a longo prazo e nossas metas estão alinhadas ao Plano Estratégico ES 2030”.

Atualmente, o programa está em funcionamento em 32 escolas da rede estadual, com 20 mil vagas ofertadas. E este ano teve início a expansão das Escolas em Tempo Integral para a rede municipal. O Espírito Santo em Ação vai coordenar e operacionalizar a implantação de toda a metodologia, começando pela Serra.

O Programa de Visitas Itinerantes às Mantenedoras do Espírito Santo em Ação costuma contar com a presença de alunos das escolas em tempo integral. Mas como eles estão de férias, Ayone levou ao encontro um vídeo gravado por Ingrid Bicalho, aluna do 1º Ano da Escola Viva São Pedro. Ela falou um pouco de suas experiências da escola e de o poema “Aprendi a Acreditar”, escrito por ela mesma.

Quem participou presencialmente do evento foi o diretor de São Pedro, Saulo Andreon, que não conhecia o poema de sua aluna e não conseguiu segurar a emoção. “A Escola em Tempo Integral foi implantada sob uma forte onda de protestos e resistência. Mas ao olhar para trás e ver o que conquistamos nesses primeiros anos nos dá a certeza que estamos na direção certa”.

Formação de lideranças foi o assunto debatido na terceira e última parte do encontro da comitiva do Espírito Santo em Ação com executivos da Vix. Mais uma vez, Hélio João Pepe de Moraes falou um pouco da história do Líderes do Amanhã e desta vez ele estava acompanhado por Victor Maia, integrante do Comitê Institucional do instituto.

“O processo de estruturação do Espírito Santo em Ação revelou uma falta de geração de líderes com valores sólidos, capacitados a conduzir o estado ao patamar mais alto de competitividade. Em 2011, então, foi criado o Líderes do Amanhã, com o objetivo de formar jovens lideranças empresariais com potencial de influenciar na melhoria do ambiente de negócios”, destacou ele, que destacou ações, atividades e projetos que são tocados pelo grupo.

A participação do Espírito Santo em Ação no evento foi encerrada pela diretora-executiva da Vix Logística, Patrícia Poubel Chieppe, que agradeceu o exemplo dado pela entidade.

“O Espírito Santo em Ação é uma entidade formada por pessoas que não pensam apenas nos seus problemas, na sua empresa, nas suas contas, nos seus tributos. São pessoas que estão ali pensando no todo, no bem maior, e, principalmente, no futuro! Saber que temos representantes do Grupo Águia Branca desde a fundação deste movimento nos dá um imenso orgulho! ”.

cafe_vixlogistica_ayone cafe_vixlogistica_escolaviva cafe_vixlogistica_wagner cafe_vixlogistica_wagner02