Programa de Formação: como melhorar o ambiente de negócios de sua região?

Dando continuidade ao Programa de Formação dos Secretários Executivos das Associações Empresariais do Estado, nesta quinta-feira (21), aconteceu o primeiro módulo do programa, com o tema: “Como a Associação pode atuar para melhorar o ambiente de Negócios de sua região? “.

Para falar sobre o assunto, o ES em Ação convidou o Diretor de Negócios da EDP e Diretor de Projetos do ES em Ação, João Brito; e o Superintendente do Sicoob, Alecsandro Casassi.

O coordenador da Rede Empresarial, Gabriel Feitosa, começou sua apresentação destacando a missão do Programa. “Somos dez associações que abrangem mais de 60 municípios capixabas e a nossa missão com essa formação é melhorar o ambiente de negócio do nosso Estado. Como? Melhorando o ambiente de negócio de nossas cidades”.

Para falar sobre o ponto de vista do Sicoob, o Superintendente do Sistema de Cooperativas, Alecsandro Casassi, destacou que fez questão de ligar para todos os Presidentes regionais, para saber a opinião de cada um. “Com isso, as nossas percepções do que afetam o trabalho são: a legislação municipal, federal e estadual; as carências estruturais das Prefeituras; a ausência de planejamento a longo prazo; infraestrutura de baixa qualidade; apoio ao pequeno negócio e agricultura; municipalização da gestão ambiental e a complexidade tributaria”.

Para encerrar, o Diretor de Negócios da EDP e Diretor de Projetos do ES em Ação, João Brito, ressaltou que as Associações Empresariais devem trabalhar com algumas condições básicas para um início de um desenvolvimento. “Acredito que nós, enquanto associações empresarias, deveríamos trabalhar com cinco áreas: Infraestrutura, saúde, educação e segurança. Para que aumente a competitividade na região e no município de atuação”.

Programa de Formação de Secretários Executivos

O Programa foi criado pelo ES em Ação e lançado no dia 21 de maio. O objetivo da Formação é de pensar na estruturação e durabilidade das associações empresariais do Espírito Santo (a Rede Empresarial) com foco no desenvolvimento regional do Estado. Além disso, vem para ajudar nas diferentes atitudes para transformação e melhoria da qualidade de vida da população, pois cada região e município possuem suas particularidades.

Até o final de 2018, outros cinco módulos irão acontecer. São eles: Pensamento Empresarial, Ambiente de Negócios, Visão Política, Gestão Pública e Visão de Futuro.

Rede Empresarial

A Rede Empresarial Estadual é composta por nove entidades de diversas regiões do Estado e tem o objetivo de congregar instituições representativas dos diversos segmentos empresariais para operar no fortalecimento dos seguintes eixos: capital social e institucional, inclusão social, sustentabilidade política e econômica, ética, capital humano, competitividade, entre outros.

Programa de Formação IMG_4217_news IMG_4218_news IMG_4236_news