Política partidária nas associações é tema de novo curso da Escola de Associativismo

Cooperação. Troca de ideias. Compartilhamento de informações. União para resultados. Tudo isso faz parte do conceito de associativismo, que envolve a junção de forças para superar dificuldades, vencer desafios e encontrar soluções. É com esse espírito que a Escola de Associativismo lançou, na terça-feira (dia 18), em evento realizado na sede do Espírito Santo em Ação, em Vitória, o 10º módulo da sua primeira série de cursos, com o tema “Política Partidária nas Associações”.

“A Escola de Associativismo nasceu para fortalecer as associações pelo entendimento de sua importância. Um conjunto de associações fortes garante uma sociedade atuante e protagonista, capaz de fazer as coisas acontecerem”, disse Sérgio Rogério de Castro, diretor da Escola de Associativismo. “É uma iniciativa de fortalecimento da democracia”.

Membro do Conselho Deliberativo do Espírito Santo em Ação e conselheiro do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), Ernesto Mosaner ressaltou a importância do papel das associações nas discussões políticas.

“Lideranças podem ser forjadas dentro das associações, sem interesse político ou partidária, como um suporte para incentivar as pessoas a participarem da vida pública, sem se deixar deslumbrar pelo ambiente”, apontou Mosaner. “As associações também podem possibilitar a discussão de temas importantes por parte das autoridades públicas eleitas, ajudando-as a tomar decisões corretas, de interesse da sociedade. Além de exigir a realização de pleitos da população e fiscalizar as promessas feitas”.

Ernesto Mosaner foi um dos homenageados do evento, que entregou certificados a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do associativismo no Estado. Também foram contemplados o diretor-presidente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, e o presidente da Associação de Moradores e da Associação Comercial da Praia do Canto, Cesar Saade Junior.

O 10º módulo do curso já está disponível no site escoladeassociativismo.com