Parceria com ONG Ensina Brasil reforça a educação em Cariacica

A rede municipal de ensino de Cariacica vai contar com o reforço de 30 novos professores, vindos de diferentes partes do Brasil, por meio de uma parceria com a ONG Ensina Brasil. Os Ensinas – como são chamados os integrantes dessa organização – foram recebidos em uma café da manhã de boas vindas realizado no Espaço Memória do Grupo Águia Branca, nesta segunda, 4 de fevereiro.

Com o apoio do Núcleo de Educação do Espírito Santo em Ação, Cariacica se destaca – ao lado de Petrolina e Caruaru, ambos em Pernambuco – como um dos primeiros municípios do País a aderir ao projeto desenvolvido pela ONG, que já atua na rede estadual capixaba com o objetivo de desenvolver lideranças e transformar a educação.

“Parabenizamos esses novos professores pela coragem de sair de suas cidades e vir nos ajudar a construir um futuro melhor para Cariacica, por meio da educação”, saudou o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio.

Os novos professores vão atuar em escolas situadas em áreas consideradas de alta vulnerabilidade social, como salientou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar. “Os professores vão encontrar desafios e batalhas no dia a dia nas escolas. Mas com foco, determinação e empatia serão capazes de agregar valor às comunidades em que estarão inseridos, mudando a realidade de crianças e jovens nessas áreas”, afirmou.

Esse papel a ser desenvolvido pelos professores também foi abordado pelo coordenador regional do Ensina Brasil, André Mariano. “Os professores não vão trabalhar para a comunidade. Eles vão trabalhar juntos à comunidade, em parceria”.

Diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe destacou a importância do pioneirismo de Cariacica na parceria com o Ensina Brasil. “Cariacica está saindo na frente. A melhor forma de criar oportunidades para os jovens é por meio da educação. Como movimento empresarial, temos a percepção de que o investimento em educação resulta em retorno social e econômico, com profissionais chegando mais preparados ao mercado de trabalho”, observou Wagner.

Com esse mesmo foco, os professores do Ensina Brasil vivem a expectativa de auxiliar o desenvolvimento da qualidade do ensino em Cariacica. É o caso da paulista Beatriz Naemi Genovez Aoki. Formada em Administração pela Unicamp, ela dará aula de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Guilhermina de Castro, no bairro Campo Verde. “Queremos despertar nos nossos alunos as potencialidades de cada um. Assim, juntos, poderemos traçar um caminho de crescimento. Como professores, temos a missão de desempenhar esse papel”.

Também estiveram presentes ao café da manhã a superintendente regional de Educação de Cariacica, Silvana Fernandes Cézar, e o presidente da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), uma das entidades que integra a Rede Empresarial do ES em Ação, Dacio Ferreira.

IMG_8445 IMG_8421 IMG_8442 IMG_8426 IMG_8423 IMG_8412 1X7A8183