ONG Ensina Brasil reforça a educação no município de Cariacica

Nesta quarta-feira (28), o ES em Ação participou do encontro semestral da ONG Ensina Brasil para a divulgação dos resultados obtidos em prol da Educação no município de Cariacica. O evento aconteceu no Espaço Memória do Grupo Águia Branca e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do movimento empresarial, Alexandre Theodoro, do conselheiro, Luiz Wagner Chieppe, do prefeito de Cariacica, Juninho Oliveira e da presidente do Ensina Brasil, Erica Butow.

Os Ensinas – como são chamados os integrantes da organização – estão em 10 escolas a rede municipal de ensino de Cariacica, totalizando 26 professores, vindos de diferentes partes do Brasil. Com o apoio do Núcleo de Educação do ES em Ação e da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), o município da Grande Vitória se destaca, ao lado de Petrolina e Caruaru, cidades em Pernambuco, como um dos primeiros municípios do País a aderir ao projeto desenvolvido pela ONG, que atua na rede estadual capixaba com o objetivo de desenvolver lideranças e transformar a educação.

“Não é um modelo pronto, acreditamos que a educação é feita no dia a dia, em cada escola, em cada região, com cada aluno. Então, temos um modelo de tentar entender quais são as realidades e o contexto local, para a partir daí conseguir apoiar na transformação que as pessoas que estão naquele local desejam”, destacou a presidente do Ensina, Erica Butow.

Durante a apresentação, Erica explicou que os Ensinas ampliam as oportunidades de seus alunos também através do projetos e atividades extracurriculares com a participação de professores, diretores e alunos. E, especialmente em Cariacica, foram desenvolvidos 51 projetos extracurriculares junto dos alunos.

Camilly Facco, aluna do 6º ano da escola Antero José do Nascimento, destacou a mudança que sentiu na escola com a chegada dos Ensinas. “Com eles aprendi que os alunos podem aprender de uma maneira diferente, com aulas ao ar livre e tantas outras técnicas diferentes adotadas.”

Os jovens participantes do programa atuam em escolas públicas em contextos vulneráveis por pelo menos dois anos e se desenvolvem como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação e do país.

O membro do Conselho Deliberativo, Luiz Wagner Chieppe destacou a importância do programa. “Programas como o Ensina Brasil nos ajudam na melhoria da educação. E acredito que todos aqui presentes tenham o mesmo objetivo para o nosso País: oferecer educação de qualidade para nossas crianças. Com a apresentação dos dados e a fala dos alunos, vimos de perto que quando se investe em educação, há desenvolvimento, há mudança, há resultados,” disse.

Ensina Brasil

O Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa a mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula. São parte da rede global Teach For All, que está presente em +45 países, atuando há 25 anos nos EUA.

IMG_9215 IMG_9232 IMG_9245 IMG_9254 IMG_9275 IMG_9278 IMG_9293 IMG_9300 IMG_9309 IMG_9314