Muita emoção e alegria no lançamento do livro da aluna da Escola Viva

Um dia de muita alegria e emoção na vida da Amanda Rodrigue Martins, aluna da Escola Viva Joaquim Beato, na Serra. Amanda, de apenas 16 anos, lançou seu livro de poemas, “De Repente Versos”. A obra foi lançada nesta quarta, 14 de novembro, às 9 horas, com autógrafos e um bate-papo na Biblioteca Pública Estadual, situada na Enseada do Suá, em Vitória. O evento contou com a presença do diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, do secretário de Estado de Educação, Haroldo Rocha, e dos alunos que fazem parte da Academia Estudantil Espírito-Santense de Letras.

Um sonho que se torna realidade. É dessa forma que Amanda descreve o momento que está vivendo. O gosto pela literatura é algo que a acompanha desde a infância. Sabemos, contudo, da importância do papel da escola e, particularmente, da Academia Estudantil – projeto que nasceu dentro da escola, em agosto de 2016, a partir de uma disciplina eletiva, e hoje conta com 48 meninos e meninas – nessa conquista tão particular da jovem autora de fala mansa e que ri com os olhos.

“Quando entrei para uma escola em tempo integral contei com o apoio dos professores, que liam o que eu escrevia e me davam força para continuar e diziam que eu era capaz e, hoje estou aqui lançando meu livro. Esse apoio é muito importante para acreditarmos em nós e nos nossos sonhos. Nós não somos nada sem as outras pessoas”, conta Amanda, com a voz embargada pelo choro.

O lançamento do livro “De Repente Versos” é uma realização do ES em Ação. E o movimento empresarial está envolvido em mais esta ação que tem relação direta com o programa de educação em tempo integral por dois motivos. Primeiro porque educação, ao lado de formação de lideranças e gestão pública eficiente, formam seus pilares estratégicos. E em segundo lugar porque educação é a palavra que move Chieppe.

“A educação é algo que me move. Me emociona ver os frutos que as boas oportunidades produzem em nossos jovens. Essa coletânea de poemas de Amanda Rodrigues Martins já nasce grandiosa, pois integra a Academia Estudantil Espírito-Santense de Letras, a primeira academia juvenil a surgir dentro de uma escola capixaba, fruto do comprometimento e engajamento de alunos e professores em torno de um bem maior e comum”, afirma o diretor-presidente.

O Espírito Santo está colhendo frutos de seu investimento no ensino público de qualidade. O resultado no Ideb do Ensino Médio deste ano já mostrou isso. É claro que ainda há muito por fazer. Mas se já temos resultados dos quais podemos nos orgulhar e histórias como a de Amanda para contar, divulgar e compartilhar é porque o governo do Estado tem estado conosco neste desafio.

O secretário de Educação, Haroldo Rocha, destaca o talento de Amanda. “Amanda foi um feliz encontro do programa Escola Viva, essa jovem tão talentosa e tão capaz de sentir e expressar mundo. Desejo que esse livro seja o primeiro de muitos”.

Mais do que a própria Amanda, na plateia estavam duas figuras extremamente emocionadas, os pais da aluna, Ademir Martins e Marilene Martins. “Estamos extremamente felizes com essa realização. É um orgulho que não cabe no peito e não temos nem palavras para descrever”, contam os pais, cheios de orgulho.

IMG_7508 IMG_7534 IMG_7551 IMG_7558 IMG_7559 IMG_7563 IMG_7570 IMG_7572 IMG_7576 IMG_7577 IMG_7580 IMG_7590