Medidas de fomento à melhoria da educação foram apresentadas em Vitória

E se todas as crianças e jovens brasileiras tivessem acesso à escola, com aprendizagem adequada e na idade correta? Esse é o objetivo do Educação Já, um documento feito pela ONG Todos Pela Educação, que apresenta medidas de fomento à melhoria da educação. E por ser educação a principal bandeira do Espírito Santo em Ação, o movimento convidou a presidente-executiva do Todos, Priscila Cruz, para apresentar as propostas traçadas nesse documento. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 20 de setembro, no auditório do Sebrae.

A vinda da presidente-executiva da maior instituição de educação do Brasil ao Estado para apresentar as propostas tem um motivo especial: o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que colocou o Espírito Santo em primeiro lugar em todo o Brasil no Ensino Médio.

Para o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, a causa mais importante de um País é a educação. “É um momento muito importante e podemos comemorar os resultados alcançados no Ideb. Sabemos que temos que melhorar, mas tivemos um avanço e vamos continuar trilhando esse caminho para o nosso Estado”.

Como algumas melhorias estão ligadas ao Ensino Médio e também pelo fato de o Espírito Santo em Ação já ser parceiro do Programa de Educação em Tempo Integral, as Escolas Vivas, Priscila Cruz achou pertinente trazer a discussão para cá.

Priscila Cruz explicou aos presentes que o Todos Pela Educação lançou o plano estratégico de longo prazo dividido em sete áreas fundamentais: carreira e formação docente; alfabetização; Base Nacional Comum Curricular; novo modelo de Ensino Médio; governança e gestão das redes; alteração nos mecanismos de financiamento da Educação Básica; e desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade.

Ela termina sua apresentação explicando que o País vive em um momento crítico em diversos setores. E que no centro dessas mudanças precisa estar a educação. Como 2018 é ano de eleição, o Todos acredita que independentemente do candidato eleito, o governo precisa priorizar a Educação Básica em seus mandatos. “Com Educação de qualidade o País fica mais seguro, saudável, com economia sustentável e com menos desigualdade”, ressalta Priscila.

Ao final do evento, foi anunciado que o Espírito Santo em Ação criou um núcleo técnico de educação, que tem como objetivo articular recursos, parcerias, iniciativas e estudos para a educação capixaba.

Educação Já

É uma iniciativa suprapartidária que reúne diversos especialistas, movimentos e instituições que estão trabalhando juntos para propor soluções e medidas urgentes para os próximos governos implementarem na Educação. Essas medidas fazem parte de uma proposta técnica com um diagnóstico completo e diretrizes bem definidas, que está sendo apresentada aos candidatos às eleições.

IMG_6995 IMG_6900 IMG_6886 IMG_6880
<
>