Jovens da ONG Ensina Brasil desenvolvem projetos no ES em Ação

Quatro jovens integrantes da ONG Ensina Brasil iniciaram nesta quarta-feira 9 de janeiro, um período de imersão no Espírito Santo em Ação. Os Ensinas – como são chamados os participantes dessa organização – vêm de diferentes regiões do Brasil para atuar como professores em escolas públicas do Estado e ficarão até o próximo dia 30, na sede do movimento, em Vitória, desenvolvendo projetos de pesquisa relacionados a suas áreas.

Estão participando da imersão, que funciona como uma espécie de trabalho de verão da ONG Ensina Brasil, a engenheira agrônoma Ludimila Amorim, de Ipatinga (MG), professora de Matemática na Escola Estadual João Crisostomo Belesa, em Cariacica; a engenheira civil Kezia Murta, vinda da Bahia e professora de Matemática na Escola Estadual Catharina Chequer, em Vila Velha; o engenheiro ambiental Vinícius de Oliveira Lima, de Presidente Prudente (SP), professor de Física na Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica; e Karina Altavila, de São Paulo, formada em Relações Internacionais pela PUC (SP) e professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Padre Humberto Piacente, em Vila Velha.

No primeiro dia, o grupo foi apresentado à estrutura do Espírito Santo em Ação, em uma conversa com o diretor-presidente do movimento, Luiz Wagner Chieppe, o secretário-executivo, Luciano Gollner de Oliveira, e outros membros da equipe. À tarde, os jovens deram início ao desenvolvimento de suas pesquisas.

A ONG Ensina Brasil passou a atuar no Estado no ano passado, por meio de uma parceria que envolve o Espírito Santo em Ação, a secretaria de Estado de Educação (Sedu) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O projeto vem sendo desenvolvido em 11 escolas de tempo parcial da Grande Vitória, localizadas em áreas de vulnerabilidade social e baixo rendimento escolar. À frente, estão 33 jovens, vindos de 10 estados diferentes, que farão parte do corpo docente desses colégios por dois anos. São todos recém-graduados em cursos distintos e vindos de universidades federais e privadas.

IMG_8178 IMG_8182 IMG_8186 IMG_8193
<
>