Institutos de formação de lideranças trocam experiências em workshop

Representantes de institutos de formação de lideranças do Espírito Santo participaram, no último sábado (dia 4), de um workshop na sede do Sicoob, em Vitória. O objetivo foi promover troca de experiências e auxiliar na implantação de modelos para programas recém-criados. No caso específico desse encontro, o foco esteve no Instituto Líderes Livres, de São Mateus.

Por meio desse intercâmbio, os coordenadores Marcelo Pain e Igor Beltran receberam orientações para o desenvolvimento da seleção de talentos e do ciclo de formação do Líderes Livres. E nesse processo, passaram a contar com o suporte de dois institutos já consolidados: Líderes do Amanhã, vinculado ao Espírito Santo em Ação; e Jovens Líderes, ligado à Associação Movimento Empresarial Aracruz, João Neiva e Ibiraçu (Amear).

Como forma de ajudar e inspirar os novos institutos, o presidente Hélio Peppe e membros honorários falaram sobre as experiências e os desafios enfrentados no desenvolvimento do Líderes do Amanhã, que existe desde 2011 e hoje tem seu modelo seguido por outros programas de formação de lideranças em todo o Estado.

De acordo com Marcelo Pain, o Líderes Livres sempre contou com apoio no seu processo de implantação. Mas vinha enfrentando dificuldades na hora de fazer a teoria aprendida ser posta em prática. Por isso, o workshop foi importante para que pudessem apresentar suas dificuldades, sanar as dúvidas e buscar exemplos de sucesso para ter como inspiração.

“No workshop, pudemos expor os principais desafios que o nosso instituto, ainda embrionário, vem encontrando. Ao compartilharmos isso, tivemos um retorno dos membros de outros institutos sobre como resolveram essas mesmas dificuldades quando elas surgiram. Contamos com um longo histórico de experiência do Líderes do Amanhã e pudemos absorver tudo o que nos foi passado. Foi algo muito enriquecedor”, disse Pain.