Eventos movimentam Rede Empresarial

Dois eventos importantes promovidos pela Rede Empresarial movimentaram esta semana o Estado. No Norte,  a Assenor, Associação Empresarial do Litoral Norte, promoveu o “Fórum de Petróleo e Gás – Investimentos, Oportunidades e Desafios no Município de São Mateus e Região Norte”, ministrado por Durval Vieira de Freitas, membro do Conselho Operacional do ES Em Ação e Gerente de Petróleo e Gás da Findes. Já na Serra, região metropolitana, o 168º Caneg lançou  o Polo de Inovação do município e um convênio de recursos voltados para fomento da inovação no município.

Em São Mateus, o  fórum foi realizado na Faculdade Vale do Cricaré com a participação de 396 pessoas, dentre elas, empresários, executivos, técnicos, professores, alunos e imprensa. O presidente da Assenor, Natan Beltrame enfatiza que o objetivo do encontro é despertar nos empresários e acadêmicos, o potencial do mercado de petróleo e gás e as diversas possibilidades de investimento e alternativas tecnológicas para a região. Durval Freitas apresentou o panorama do Espírito Santo em dados do PIB, balança comercial, principais setores em macrorregiões, além do ambiente de negócios, mercado de trabalho (com estoque de empregos) e investimentos no setor na área de Petróleo e Gás. Ele destacou que São Mateus é a capital do petróleo onshore no ES. Na década de 90 chegou a produzir 25 mil/bpd, e atualmente produz 9 mil/bpd.

Reiterou ainda, a importância do REATE 2020, programa do MME de incentivo à produção a privatização onshore dos campos em terra, onde a expectativa é produzir 50 mil/bpd até 2030, com investimentos de R$ 300 milhões por ano gerando mais de 30 mil empregos no período.  Para o presidente da Assenor, o fórum foi muito positivo.  As trocas de informações que tivemos, vão ao encontro do nosso propósito que é contribuir com o desenvolvimento da sociedade, e tenho certeza que todos saímos mais esperançosos, tanto os empresários como os acadêmicos pois as perspectivas são ótimas”.

Durval Freitas palestrando no Fórum de Petróleo e Gás

Polo de Inovação da Serra é lançado no Caneg

Uma iniciativa que começou em 2017 pela Associação de Empresários da Serra resultou na criação do Polo de Inovação da Serra,
lançado na manhã desta quarta-feira (09), durante o 168º Café com Negócios da Ases. O decreto foi assinado pelo prefeito Audifax Barcellos, na presença de mais de 100 empresários do município, representantes da Indústria, do Governo do Estado, do Ifes e do ES em Ação.

O Polo InovaSerra pretende atrair 150 empresas num prazo de 10 anos para uma área delimitada de 250 mil metros quadrados. Com o decreto, a prefeitura garante incentivos fiscais em ISS, IPTU e ITBI para empresas com vocação básica – TIC, automação, metalomecânica, materiais, química e biomédica.  Três empresas de base tecnologia já anunciaram a instalação nos próximos dois anos: FlexiMetal, Vixsystem e Zaruc

A Ases também articulou para a criação de convênio entre o Ifes da Serra e a Prefeitura para destinação de recursos para fomento da cultura da inovação, assinado também durante o Caneg. O trabalho para atrair empresas de inovação para a Serra começou há dois anos com o então presidente da Ases, Djalma Quintino Malta Filho. Ele foi homenageado com uma placa durante o evento, que contou ainda com palestra sobre Oportunidades no Mercado de Energia Elétrica, com Vitor Romero, CEO da startup  CleanClic que atua na área de geração de energia compartilhada no SicoobES.